Reforma fundiária rural atenderá 11 municípios norte-mineiros

Foto: Deputado Gil Pereira e os prefeitos Tuquinha, de Rio Pardo de Minas, Denerval, de Taiobeiras, e Dr Paulo, de Montes Azul

O governador Romeu Zema estará em Montes claros, dia 3 de agosto, às 15 horas, para concretizar mais um avanço histórico para o Norte de Minas. Zema assinará juntamente com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, a ordem da reforma fundiária rural para atender 11 municípios norte-mineiros, que há 10 anos enfrentam dificuldades para o desenvolvimento regional.

A celebração de assinatura acontecerá no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), na cidade de Montes Claros. A programação se estenderá no decorrer do dia, e também contará com uma homenagem ao Jarbas Soares, que será agraciado com o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros, pela Câmara Municipal de Montes Claros.

Os municípios que comemoram esse avanço são Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Taiobeiras, Salinas, São João do Paraíso, Ninha, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira e Fruta de Leite. O município de Monte Azul também se beneficiará diretamente desse acordo, que a partir de sua homologação, destravará investimentos bilionários na área de energias renováveis.

“Após a concretização desse acordo, poderemos fincar de forma definitiva a bandeira do desenvolvimento dessa próspera região do Norte de Minas Gerais. Enfim, começaremos a colher os frutos das riquezas regionais (naturais, minerais e culturais) e da força do trabalho da nossa gente, em razão da regularização fundiária aguardada há mais de uma década. Milhares de empregos serão gerados, trazendo mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos do Alto do Rio Pardo”, afirmou o deputado Gil Pereira (PSD).

RETROSPECTIVA

Em março de 2021, no MPMG, quando foi criado o grupo institucional de trabalho para resolver a questão fundiária em 11 municípios norte-mineiros

 

Em reunião articulada pelo deputado Gil Pereira, em março deste ano, com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, a secretária de Estado de Agricultura (Seapa-MG), Ana Maria Valentini, coordenador estadual do Cimos, Paulo César Vicente de Lima, promotores e procuradores, foi criado um grupo institucional de trabalho que resultará na homologação desse Acordo Judicial de Regularização Fundiária “Operação Grilo”, na próxima terça-feira, 03.

BENEFÍCIOS

A iniciativa trará de volta as condições e oportunidades de negócios para projetos de energia eólica e solar, com a eliminação dos atuais entraves fundiários, atraindo milhões em investimentos, gerando milhares de empregos e renda para a região.

“Destaco aqui o megaprojeto da empresa Sowitec, que prevê investimentos da ordem de R$ 12 bilhões em complexo híbrido para geração de energia eólica (2 Gigawatts) e solar (1 Gigawatt), abrangendo os municípios de Espinosa, Monte Azul, Mato Verde, Santo Antônio do Retiro e Rio Pardo de Minas”, complementou deputado Gil Pereira.

“A atuação parlamentar do deputado Gil Pereira foi fundamental com a sua percepção da necessidade dessa regularização fundiária. Uma região que há décadas clama por uma ação dessa natureza dando posse da terra às pessoas que trabalham e produzem, possibilitando o acesso ao crédito, à produção, e ao direito de desenvolver as suas atividades de produção agrícola em uma região onde a atividade primária é o meio de sobrevivência das famílias que habitam”, afirmou Denerval Germano, prefeito de Taiobeiras.

Para Tuquinha de Sá, prefeito de Rio Pardo de Minas, a regularização fundiária mudará os rumos do município. “Vai gerar empregos, renda e arrecadação. Com a resolução de conflitos e geração de créditos para financiamento e investimento, a cidade irá se desenvolver cada vez mais. Através de sua atividade parlamentar, o deputado Gil Pereira sempre foi nosso parceiro”, destacou.

Já Dr Paulo, prefeito de Monte Azul, município que não integra o Alto do Rio Pardo, mas, segundo ele, também será beneficiado por esse acordo. “Isso destravará um projeto bilionário que acontecerá no nosso município e em alguns municípios do Alto Rio Pardo. Monte Azul será contemplada com grandes investimentos em energias renováveis e isso vai trazer emprego e renda para nossa cidade. Não poderia deixar de agradecer ao deputado estadual Gil Pereira que, sem dúvida, é um dos maiores responsáveis por tudo isso”, finalizou.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.