CCZ divulga relatório mensal de atendimentos

Crédito: Attilio Faggi / Fábio Marçal

Em cumprimento à legislação municipal vigente, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Montes Claros divulgou seu relatório mensal referente às suas atividades de entrada e saída de animais. Atualmente, segundo o relatório, o CCZ atende à população com três formas de serviços referentes a animais: Manejo Populacional de Cães e Gatos (MPCG); Programa de Controle de Leishmaniose (PCL) e Canil.

Em junho de 2021, o CCZ realizou, dentro do serviço de MPCG, o atendimento de 233 animais (140 cães e 93 gatos) que passaram pelos procedimentos de esterilização cirúrgica e vacinação antirrábica. 140 cães também receberam microchip de identificação. Dos 233 animais atendidos, 128 foram recolhidos de residências ou instituições particulares; 103 foram levados ao CCZ pelos tutores, ou por entidades parceiras, e outros 2 foram apreendidos em vias públicas.

Seguindo o que estabelece a Lei Municipal nº 4.697, de 18 de março de 2014, que define a

necessidadede exames de prova e contraprova ou laudo médico veterinário que condene o animal, 113 cães foram eutanasiados dentro do Programa de Controle da Leishmaniose. As atividades do Canil, por sua vez, beneficiaram 83 cães e gatos, que foram levados pelos seus tutores, além de 2 animais trazidos pelo Corpo de Bombeiros, e receberam a vacina antirrábica.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.