CCZ divulga relatório mensal de atendimentos

Crédito: Attilio Faggi / Fábio Marçal Em cumprimento à legislação municipal vigente, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Montes Claros divulgou seu relatório mensal referente às suas atividades de entrada e saída de animais. Atualmente, segundo o relatório, o CCZ atende à população com três formas de serviços referentes a […]
Crédito: Attilio Faggi / Fábio Marçal

Em cumprimento à legislação municipal vigente, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Montes Claros divulgou seu relatório mensal referente às suas atividades de entrada e saída de animais. Atualmente, segundo o relatório, o CCZ atende à população com três formas de serviços referentes a animais: Manejo Populacional de Cães e Gatos (MPCG); Programa de Controle de Leishmaniose (PCL) e Canil.

Em junho de 2021, o CCZ realizou, dentro do serviço de MPCG, o atendimento de 233 animais (140 cães e 93 gatos) que passaram pelos procedimentos de esterilização cirúrgica e vacinação antirrábica. 140 cães também receberam microchip de identificação. Dos 233 animais atendidos, 128 foram recolhidos de residências ou instituições particulares; 103 foram levados ao CCZ pelos tutores, ou por entidades parceiras, e outros 2 foram apreendidos em vias públicas.

Seguindo o que estabelece a Lei Municipal nº 4.697, de 18 de março de 2014, que define a

necessidadede exames de prova e contraprova ou laudo médico veterinário que condene o animal, 113 cães foram eutanasiados dentro do Programa de Controle da Leishmaniose. As atividades do Canil, por sua vez, beneficiaram 83 cães e gatos, que foram levados pelos seus tutores, além de 2 animais trazidos pelo Corpo de Bombeiros, e receberam a vacina antirrábica.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.