O projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), biênio 2021-2022, dará assistência e suporte a cinco hospitais em Minas Gerais, sendo um deles na capital e os outros quatro em Montes Claros, no Norte de Minas. O Hospital Universitário Clemente Faria, da Unimontes, e o Hospital João XXIII , da rede Fhemig, estão entre os selecionados.
O projeto destaca a importância da aprendizagem como ambiente para promoção de práticas inovadoras e de disseminação da cultura organizacional, por meio de ferramentas sistematizadas e implantação de normas e políticas. O objetivo é desenvolver ações que melhorem os processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS – com enfoque na avaliação, auditoria e no monitoramento contínuo de processos. Busca, ainda, a redução de custos, a partir do gerenciamento consciente dos recursos humanos e materiais.
O Hospital Universitário Clemente Faria, da Unimontes, é um dos quatro de Montes Claros a fazer parte da lista de unidades hospitalares mineiras selecionadas. O diretor administrativo do HUCF, Paulo Henrique Machado Ovídio, destaca a participação da instituição no projeto e reforça que a sua escolha é um grande ganho e salto positivo na assistência aos usuários do SUS.
“Somos o único hospital público com atendimento 100% gratuito de Montes Claros. A participação neste importante projeto, que conta com outros quatro hospitais do estado, reforça o compromisso do HUCF com a qualidade na assistência. Estamos sempre em busca de processos de melhorias seja na parte administrativa, seja na assistencial”, finaliza.