Prefeitura realiza censo para descobrir a quantidade de carroceiros na cidade

Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros vai realizar um censo para descobrir a quantidade real de carroceiros na cidade. A notícia foi dada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, em um ciclo de palestras promovido pelo Galpão de Reciclagem Amor e Vida na manhã desta quinta-feira, 8. Participaram do debate representantes da VLI (empresa de logística que explora os trilhos da Ferrovia Centro-Atlântica), Universidade Estadual de Montes Claros (através da Unimontes Solidária) e Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante seu pronunciamento, Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto, destacou que “a Prefeitura tem a finalidade de melhorar a vida das pessoas e pensar em uma solução de forma integrada. Nesse sentido, vamos realizar um estudo de quantos são e como vivem os carroceiros, e pensar em uma solução integrada para elaborar um projeto que seja bom para todos. O pensamento do prefeito é construirmos, junto com todas as entidades, o melhor modelo para ser implantado na cidade”.

O professor e reitor da Unimontes, padre Antônio Alvimar de Souza, enfatizou que “vivemos em uma sociedade onde precisamos resgatar valores. E, nessa sociedade, nunca podemos acabar com o que temos. Temos que aproveitar, melhorar e aperfeiçoar a profissão do carroceiro para que a cidade possa progredir sem perder nossas raízes. Podemos progredir conservando e preservando a tradição. O que precisamos é criar regras para viver de forma harmônica. Essa reunião é de fundamental importância para debatermos a criação de pontos estratégicos e convênios para a assistência aos animais”.

Representando a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor e doutor em Zootecnia Délcio César Cordeiro Rocha afirmou que vem fazendo projetos para a preservação da profissão dos carroceiros. “O objetivo é descobrir qual o melhor caminho a seguir, apresentando erros e acertos e mostrando que outras cidades já têm esse projeto, que funciona de forma harmoniosa”, afirmou.