FOTOS: Ascom Polícia Cívil
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (2), a operação “ABIGEATO”, que incidiu no cumprimento de seis mandados de Busca e Apreensão em Pedras de Maria da Cruz. Dentre os alvos estão dois açougues suspeitos de comprar carnes clandestinas oriundas de furto de gado na região. A finalidade da Operação é reunir provas da participação dos envolvidos na fraude, foram apreendidos oito celulares, documentos e quatro mil reais em dinheiro.
A investigação iniciada pela Delegacia em Januária identificou os suspeitos pelo furto dos animais, bem como, os proprietários dos açougues envolvidos no esquema, que compravam os bovinos de forma clandestina, mais baratos, para comercializar em seus estabelecimentos.
O Delegado Willian Araújo, esclarece que por enquanto ninguém foi preso, sendo essa a primeira fase da Operação deflagrada. “O objetivo da Operação foi reunir provas dentro do inquérito identificando todos os envolvidos e a função exercida por cada um deles dentro do grupo. O procedimento segue em trâmite na Unidade, não descartamos deflagrar outras fases dessa Operação no município” explicou.
Ainda de acordo com o Delegado, os objetos apreendidos serão periciados e tudo que for relacionado ao crime será anexado ao Inquérito.
Operação
O Abigeato nome dado a esse crime pela doutrina, palavra etimologicamente derivada do latim abigeatus, verbo abigere, abigear, classificado como o furto de gado, especialmente de rebanhos bovinos e equinos.