Vereadora Maria Helena (MDB) propõe reunião com secretária de Saúde para analisar planejamento de vacinação contra Covid-19 em Montes Claros 

A vereadora Maria Helena (MDB), e presidente da comissão de Saúde da Câmara Municipal de Montes Claros, apresentou, na reunião desta terça-feira (19), um ofício propondo uma reunião com a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, para analisar o planejamento de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

Segundo a vereadora, o foco é também debater medidas de prevenção à doença. “Tendo em vista que são duas doses da vacina e essa primeira dose não deixa a pessoa totalmente imunizada. E ainda, essa primeira etapa de vacinação, atinge uma pequena parcela da população, então a nossa preocupação é de preservar o maior número de vidas”, afirma.

Para a vereadora, a situação no município poderia estar melhor se não fosse o grande número de pessoas que tem desrespeitado as normas de distanciamento, preconizadas pelo Ministério da Saúde e difundidas pelas Secretárias de Estado e Municipal de Saúde.

“A nossa preocupação é com as festas clandestinas, principalmente com os chamados ‘rolezinhos’, que vem acontecendo na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Avenida Sanitária). Foram muitas as denúncias que recebi durante o final de semana”, revela.

Ainda segundo Maria Helena, é preciso que os jovens tenham a preocupação com a saúde deles e principalmente com a saúde dos familiares, pais e avós, já que promovendo aglomeração eles estão correndo o risco de levar o vírus para dentro das residencias.

Educação

Outro ponto que precisa ser debatido, na opinião da vereadora, é com relação à educação dos estudantes. Para ela, a educação e diversos outros setores foram bastante prejudicados por causa da pandemia.

“A gente precisar também ter um foco da vacina com relação à educação. Se com a imunização nós vamos conseguir ter um planejamento de voltas às aulas presenciais. Então a saúde vai fazer toda a diferença, tanto no âmbito da educação, quanto no âmbito da economia do nosso município, sem contar o social, que ninguém realmente está suportando mais esse isolamento, mas precisamos ainda nos manter firmes”, diz.

Apesar das perdas dos últimos meses, a vereadora Maria Helena vê o início da imunização, contra a Covid-19, com grande esperança.

“A gente precisa ter muita fé e muita esperança que as coisas irão melhorar. A vacina traz esse sopro de esperança em todos nós, apesar de que tem que ser uma esperança com muito cuidado”, finaliza.