O Corpo de Bombeiros resgatou na noite desse sábado (5 de setembro) um homem, de 40 anos, que estava caído em uma ribanceira com desnível de cerca de 40 metros, em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com os militares, a vítima ligou para os bombeiros, via 193, alegando que ao tentar fugir de um carro que o perseguia, correu para dentro da mata por vários quilômetros e veio cair na ribanceira.
Ao chegar próximo a Estrada da Produção, numa área denominada Fazendão, os bombeiros realizaram diversas ligações para a vítima com o intuito de localizá-la. Foram emitidos sinais sonoros por meio de apito e gritos e sinais luminosos através de lanternas e giroflex da viatura. Ainda por telefone, o homem mandou áudios e tentando explicar a localização, mas que estava imprecisa, afirmou os Bombeiros.
Após aproximadamente uma hora de procura, a vítima foi encontrada em uma ribanceira com declividade de cerca de 15 metros. O homem apresentava suspeita de fratura nas duas pernas, suspeita de fratura no braço direito, ferimentos na cabeça e várias escoriações pelo corpo.
Segundo os Bombeiros, no local onde o homem estava possuía a vegetação densa, muitos cipós, espinhos e pedras. Foram utilizados equipamentos específicos de atendimento pré-hospitalar para a imobilização e materiais específicos de salvamento terrestre, como cordas , mosquetões, polias e maca tipo sked. Com o auxílio de facões, os militares criaram uma rota que possibilitasse a montagem de um sistema de redução de forças para o içamento da vítima.
A ação contou com o apoio dos Policias Militares e o homem foi deixado sob os cuidados do Samu, que em seguida o encaminhou para o Hospital Universitário. A operação durou aproximadamente 4 horas e contou com o empenho de cinco militares, distribuídos em duas viaturas dos bombeiros, dois policiais militares e dois socorristas do Samu.