Dois homens, de 30 e 32 anos, foram presos durante a operação “Arena”, da Polícia Civil nesta quarta-feira (17 de junho), no Bairro Vila São Francisco de Assis, em Montes Claros. De acordo com o Delegado Bruno Rezende, os detidos são suspeitos de crimes de homicídio tentado e consumado que aconteceram neste ano, na cidade.
Segundo a Delegado, os criminosos agiam como uma espécie de tribunal do tráfico, no qual as pessoas que iam contra os interesses deles, eram punidos com agressões e até mesmo a morte. Pelo menos três crimes foram praticados somente este ano, um terceiro autor já havia sido preso anteriormente.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, durante a operação nesta quarta, com um dos autores foi encontrado cerca de 100 gramas de crack e responderá, também, por tráfico de drogas. Foram cumpridos, ao todo, oito mandatos de busca e apreensão nas residências e locais onde os investigados poderiam ser encontrados.
“A operação visa, de certa maneira um controle, também, efetivo da finalidade atrelada ao tráfico de drogas, além do controle de homicídios, e a perspectiva de que se coloque o papel não permitindo que esses criminosos substituam o papel da polícia nas responsabilizações referente aos fatos praticados, além de inibir que essa ação de impunidade favoreça o cometimento de novos crimes”, afirma o delegado Bruno Rezende.
Homicídios
O delegado Bruno Rezende informou que um dos homicídios consumados ocorreu em maio deste ano. A vítima teve um surto psicótico pelo uso de drogas e teria praticado diversas agressões e crimes naquela região. Após isso, ela foi espancada por diversas pessoas, em vários momentos e apesar de ter sido socorrida, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
O homicídio tentado, também no mesmo mês. “A vítima teria praticado supostamente um furto contra um desses envolvidos, e a partir disso, eles pretenderam cobrar esse furto praticando violência, inclusive tentaram mutilar a vítima cortando uma das mãos. Ela só não sofreu maiores lesões ou gravidades porque conseguiu fugir, na oportunidade”, disse o delegado.
Os suspeitos presos negaram os crimes e outras cinco pessoas estão foragidas, segundo a PC. Os presos estão cumprindo prisão temporária, por 30 dias e estão à disposição da justiça. Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de homicídio, tentado e consumado.
**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.