Cemig fecha agências e flexibiliza pagamentos de contas para população de baixa renda, hospitais e microempresas

Crédito Januário Basílio

Desde a segunda-feira (23 de março) as agências de atendimento presencial da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram fechadas com o objetivo é colaborar com o combate à propagação da Covid-19.

Na mesma data, após o governador do estado Romeu Zema anunciar uma série de medidas que contribuem com a população de baixa renda neste momento de crise sanitária, a Cemig decidiu flexibilizar o fluxo de pagamentos para as contas e garantir o fornecimento de energia elétrica para todos os clientes cadastrados como tarifa social, ou seja, baixa renda. Assim, estes clientes poderão parcelar as faturas em até seis vezes, sem juros e multas.

Hospitais públicos, filantrópicos, microempresas que se enquadram no decreto do governo, receberão tratamento diferenciado pela Cemig e os valores faturados e não arrecadados pela empresa  serão objeto de parcelamento sem a incidência de multas e juros.

Ainda de acordo com a Cemig, será necessário que os clientes formalizem a solicitação através dos canais virtuais. As medidas valem, inicialmente, até o dia 30 de abril e para toda a área de concessão da companhia e vão beneficiar mais de 2 milhões de pessoas em todo Estado.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é caracterizada por descontos incidentes sobre a fatura de famílias de baixa renda. Para ter direito ao benefício, as famílias devem atender a um desses três requisitos:

  • estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal – CADUNICO, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • estar inscrita no Cadastro único do Governo Federal – CADUNICO, com renda mensal de até  três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos; ou
  • ter algum membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social -BPC.

A orientação é para que os usuários possam solicitar os serviços através dos canais digitais de atendimento. A empresa energética conta com o aplicativo Cemig Atende, que está disponível para Android e IOS;  a agência virtual Cemig Atende Web, o SMS – basta enviar um torpedo para o número 29810, além dos aplicativos de mensagem pelo (31) 3506-1116. Nele, o cliente poderá consultar débitos, emitir a segunda via de fatura e informar a leitura do medidor.