Mais de 500 escorpiões foram encontrados em uma residência no Bairro Vila exposição, em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com Centro de Controle de Zoonozes da cidade a captura dos animais peçonhentos foi realizada na tarde desta sexta-feira (13 de março).
Segundo Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ, a maior parte dos bichos estavam dentro de uma porta de madeira. “Com 19 anos de Centro de Controle de Zoonozes eu nunca tinha visto uma situação igual a essa. Um outro servidor, com 36 anos de trabalho, também nunca havia se deparado com uma quantidade assim”, disse .
Ainda de acordo com ele, a moradora da residência é uma senhora de 60 anos. Os agentes faziam um trabalho de prevenção a dengue quando se depararam com uma grande quantidade de materiais recicláveis acumulados e, ao vistoriar o local encontraram os animais peçonhentos.
A idosa foi encaminhada para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os materiais acumulados foram recolhidos e encaminhados para o aterro controlado.
Dados de ataques
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh), do Hospital Universitário, o número de pessoas vítimas de ataques de escorpiões em 2019 caiu em 1,92% se comparado ao ano anterior. Os casos notificados diminuíram de 2.908 em 2018 para 2.852 no ano passado.
No entanto, como se trata de algo grave, a unidade registrou ao mesmo tempo um pequeno aumento no número de óbitos causados pós ataque: foram 4 em 2018 e 5 em 2019 – a maioria de pacientes transferidos de outras cidades da região.