Abertas as inscrições para 6° Copa de Futebol José Maria Melo em Montes Claros

Foto; Daniel Versiani

Nos gramados do interior das cidades do Brasil surgiram atletas que despontaram no cenário nacional e internacional. Casos semelhantes ao de Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, que brilharam com a camisa verde e amarela. Em Montes Claros, Kauã David, por exemplo, saiu do Norte de Minas para atuar no Bahia. Destaque no clube baiano, ele é sempre lembrado e convocado para atuar nas categorias de base da seleção. Kauã é um dos frutos da Copa José Maria Melo, que chega a 6° edição em 2020.

A coordenação abriu nesta segunda-feira (9 de março) o período de inscrições para o torneio, com encerramento previsto para o dia 27. Para este ano, são destinadas 16 vagas por categoria no masculino e oito para o feminino.

As equipes podem se inscrever no sub-11 (nascidos até 2009), sub-13 (até 2007), sub-15 (até 2005) e sub-17 (até 2003), além do feminino a partir dos 14 anos. O valor da inscrição é de R$ 500 por grupo e o cadastro é feito na Secretaria de Estádio de José Maria Melo.

A ideia é promover integração social e desportiva entre os jovens atletas de Montes Claros e região, despertando a confiança deles no esporte. O coordenador, Marlon Araújo, conta que os times precisam correr para garantir vaga, pois em anos anteriores muitos perderem o prazo e ficaram de fora.

“Ano passado, entre as categorias catorze e dezesseis, ficaram dezoito equipes de fora da competição. Então, é bom alertar os times que têm interesse em participar ficarem atentos a este período de inscrição”, explica.

Promessas

Iniciada em 2015, a competição teve ao longo das edições adesão das equipes e crescimento no número de participantes. Além disso, houve promessas que saíram de Montes Claros para brilhar em outros estados. O destaque citado por Marlon é do jovem zagueiro Kauã, que segue carreira no nordeste.

“É fruto dessa competição. Hoje, [Kauã] está muito bem no Bahia. Já está compondo a equipe sub-17, que vai começar o Campeonato Brasileiro agora da categoria.  É uma copa que ela já abriu espaço para muitos dos nossos atletas. Muitos daqueles que estão fora hoje nos grandes times. A gente prepara outros atletas para inserir em várias outras.  O número é grande e a gente vem fazendo isso ao longo aí das dos cinco anos”, ressalta.

Foto: Arquivo pessoalEm 2019, a quinta edição do Jose Maria Melo teve o Funorte Esporte Clube como campeão no  sub-12 e 14. Unimontes levou no sub-19 e as meninas do Carlão levantaram o título no Feminino, com direito à estreia. Foram 1. 400 atletas, 106 jogos e 54 equipes.

Quem vive a expectativa de estrear e brilhar nos gramados é o também zagueiro Wallison Mendes, de 16 anos, que é veterano na copa. Ele atuou pelo Bela Vista e agora joga no Cassimiro de Abreu, onde vai competir no sub-17 nesta temporada. O beque sonha em fazer um bom ano e ser chamado para jogar no Cruzeiro. O espelho no futebol vem de casa.

“Eu comecei a jogar me inspirando no meu pai, com isso eu até tentei jogar na mesma posição que ele, mas ele é centravante e eu zagueiro. Jogo há oito ano e já participei da copa por quatro ano.  Eu espero que minha equipe tenha um bom desempenho, que possamos chegar à final”, diz.

A Copa

A 6° edição da Copa de Futebol José Maria Melo será realizada no dia 4 de abril, com abertura às 17h. Para acompanhar os resultados dos jogos basta baixar o aplicativo disponível no Play Store e no Google Play.

**Escrita pelo repórter Gian Marlon