O paciente que deu entrada nessa quarta-feira (26 de fevereiro) no Hospital Universitário Clemente de Faria com suspeita de coronavírus foi atendido e liberado ainda durante a noite. A informação do HU nesta quinta-feira (27) é de que foram recebidos duas pessoas do sexo masculino.
Segundo a nota divulgada pela assessoria, o rapaz, de 21 anos, estudante de medicina esteve na Itália e retornou para Montes Claros no dia 18, e apresentava sintomas gripais. Assim que foi atendido, o paciente foi isolado em um quarto.
Já o segundo paciente é um jovem de 18 anos que apresentava sintomas leve de uma infecção respiratória e havia retornado da Itália no dia 17 passando pelo aeroporto de Roma, Turim e Milão.
Em seguida, foi a realizada uma avaliação clínica e não houve constatação dos sintomas da doença. Assim, ambos foram liberados e permanecerão em monitoramento por cerca 14 dias – período da quarentena, seguindo o que é requerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise para Funed, por se enquadrar nos critérios de caso e o hospital notificou a suspeita de Covid-19 (Coronavírus).
O HU é a referência em casos do coronavírus. De acordo com a nota, foram adotados pelo HUCF todos os procedimentos e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). O hospital disse ainda, que o atendimento em toda a unidade hospitalar está normalizado.
Diante dos casos apresentados, a Secretaria Municipal de Saúde convocou reunião de aliamento e condutas com equipe técnica da secretaria, Diretores clínicos dos Hospitais, Promotoria de Saúde do Ministério Publico e referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde.
Casos suspeitos recentes
Alguns casos suspeitos já foram registrados nesta semana. Uma paciente com sintomas do novo coronavírus está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O caso suspeito foi confirmado nessa quarta-feira (26), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou que segue todas as orientações de atendimento definidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.
Ainda nesta quarta, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no País em São Paulo. O paciente, de 61 anos, esteve na Itália neste mês. Segundo as informações divulgadas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o paciente foi atendido na última segunda (24), e a Vigilância Epidemiológica estadual foi notificada na terça (25).
Para se proteger, as recomendações são lavar bem as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão e cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar.