Há alguns dias usuários do transporte coletivo têm reclamado dos atrasos e retiradas de linhas. Em busca de prestar esclarecimentos e melhorias referentes ao assunto, nesta quinta-feira (20 de fevereiro), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, onde estiveram presentes representantes da Prefeitura, MCTRANS, MocBus e a população. O debate foi proposto por Daniel Dias (PCdoB).
O vereador Edmilson Magalhães apontou as dificuldades enfrentadas em muitos bairros no quais os moradores foram prejudicados com a retirada de importantes linhas e reforçou a cobrança, mais uma vez, do retorno da linha 5901.
“Nessa tribuna, vários vereadores vieram aqui pronunciar a preocupação desta casa, sendo porta-voz da população usuária do transporte coletivo. Se vocês acompanharem as nossas redes sociais, nós fizemos a nossa fala no dia seis, na reunião. Nesse nosso pronunciamento, foram 39 mil acessos, 220 comentários e, diga-se de passagem, 99% reclama da qualidade do ônibus, do atraso e das linhas que foram tiradas”, destacou.
Ainda segundo o parlamentar, ele junto ao colegas têm trabalhado e sempre prontos para trazer os algozes da sociedade. Edmilson citou, também, que serão mais de 100 novos veículos que estão chegando e, na próxima semana, chegam mais 20, dando segurança e trazendo qualidade às pessoas. Na oportunidade, destacou o que a inovação pode acarretar.
“É importante que se tenha coragem para mudança. Toda a mudança traz dificuldade no início. É preciso inovar e mudar. Toda a população reclamava das sucatas que andavam em Montes Claros. Ninguém tinha mais condições de andar naqueles ônibus. Fez a licitação e a administração do prefeito Humberto Souto teve a coragem de botar a mão na mesa, colocar as condições para fazer um novo contrato e trazer dignidade à população”, prosseguiu.
O que diz o presidente da MCTrans
No pronunciamento, o presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, ressaltou que foram feitas várias audiências nos mais diversos bairros da cidade a fim de ouvir a demanda dos moradores. Durante o evento na Câmara, José Wilson convidou o vereador Edmilson e assinou a ordem para retornar a linha 5901, a partir da próxima quarta-feira (27 de fevereiro), no mesmo itinerário, além de a duas empresas se comprometeram a rever o retorno de outras linhas.
“Estou aqui já assinando a ordem de serviço para que na próxima quarta-feira essa linha volte ao normal. Estou assinando na sua presença [Edmilson] e de todos os vereadores porque é assim que a gente trabalha”, explicou.
O consórcio MocBus é formado pelas empresas Alprino e Solares que começaram a operar em Montes Claros em dezembro do ano passado. Antônio Carlos, do MocBus, enfatizou que 13 novos veículos foram adquiridos e que mais 32 serão adquiridos ainda este ano. Ainda segundo ele, a antiga frota era de 130 veículos e que a MocBus vai trazer 12 a mais, sendo que cerca de 35 lotações terão ar-condicionado.