Eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico tem agora até o dia 6 de março para regularizar as pendências. O prazo que venceria nesta sexta-feira (21 de fevereiro) foi adiado mais uma vez.
Mesmo com toda a conscientização, Montes Claros apresenta mais de 60 mil pessoas sem efetuarem a biometria. De acordo com a Justiça Eleitoral, 211.152 já possuem o cadastro; 277.916 estão aptos a votar, somando assim percentual de eleitores em 75,98%, conforme o eleitorado de cada município.
Segundo informações da chefe 184° de Cartório Eleitoral do município, Helen Guimarães Silveira, atualmente são atendidas cerca de 1.200 pessoas por dia. A expectativa é que até o prazo estipulado chegue aos 80% dos cidadãos cadastrados.
“Nós pedimos que as pessoas tenham paciência porque as filas estão enormes, dobrando o quarteirão. São três horas de espera, caso não haja o agendamento. Por isso, estamos com a estratégia de atender 50% do agendados e outros 50% de não agendados”, diz.
Para agilizar os atendimentos, haverá plantão no dia 26 de fevereiro, das 12 às 18h. Nos dias 29 e 1º de março, da 8h às 16h. A data pra quem queira mudar o local de voto para outra cidade é diferenciada. “Para quem quer trocar o título eleitoral para outro município, o prazo é 30 de maio. Assim, as pessoas não precisam encarar toda essa fila”, esclarece.
Documentos necessários
Para realizar a atualização da biometria os documentos exigidos são:
- Documento de identidade (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento);
- CPF;
- comprovante de endereço;
- comprovante de quitação militar [Para homens maiores de 18 anos que fizerem o título pela primeira vez];
- Título de eleitor (caso não possua, o documento pode ser retirado na hora);
- Não será aceito o novo passaporte.
Aqueles que ainda não efetuaram o cadastro podem agendar o atendimento pelo Disque-Eleitor pelo número 148, pelo site do TRE ou pode ser feito por ordem de chegada.
**Escrita pelo repórter Gian Marlon