A população de Montes Claros já pode usufruir de internet de graça na Praça Doutor Carlos Versiane. O ponto-piloto do programa Onda Verde está em pleno funcionamento e, em breve, o Wi-Fi gratuito também estará disponível em diversos parques e praças da cidade, totalizando 27 áreas atendidas. O Onda Verde foi viabilizado através de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Montes Claros e a empresa Connect, especializada no fornecimento de internet e que foi escolhida através de Chamamento Público.
Os pontos de conexão disponibilizarão sinal de Wi-Fi gratuito em diferentes regiões da cidade, onde o cidadão poderá utilizar internet a qualquer hora, por smartphones. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Reinan Oliveira Brito, para utilizar o serviço é preciso fazer um cadastro com dados básicos: “a proposta é que sejam disponibilizados gratuitamente aos usuários acesso à internet nas áreas verdes, e para isso a permissionária terá que assumir o compromisso de providenciar e manter alguns pré-requisitos mínimos: 150 usuários simultâneos por localidade, podendo reconectar quantas vezes quiserem, com no mínimo 2 mbps (mega bits por segundo).”
O secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, disse que o objetivo deste projeto é garantir a inclusão digital da população em todas as praças e parques da cidade.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, este programa tem como meta encorajar a cidadania por meio da inclusão digital. “Esperamos que o Wi-Fi também seja a porta de comunicação da Prefeitura e propague suas campanhas, compartilhe os resultados e divulgue todas as suas ações, que não são poucas. Esperamos ainda que a Internet livre venha fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e promova uma ocupação cada vez maior dos nossos espaços públicos, não somente para a proteção, mas principalmente para a fiscalização de nossas áreas verdes, para que não sejam depredadas”, disse.
O prefeito Humberto Souto destacou que o programa Onda Verde vem para acompanhar a modernidade e dar condições a todas as pessoas de utilizar internet gratuitamente em parques e praças de Montes Claros. “As pesquisas mostram que pessoas de várias faixas etárias de idade ficam até 70 por cento do tempo conectadas e por isso este projeto é tão importante. Com mais esta opção de entretenimento e intercâmbio, pretendemos atrair as pessoas até as praças e parques”, concluiu o prefeito.