Os jogos eletrônicos, que já foram considerados apenas passatempo de criança, hoje podem ser aliados no aprendizado, além de ferramenta importante para aumentar as taxas de sucesso em estratégias na educação e no mundo negócios. A utilização de técnicas, características e regras comumente usadas em games, conhecida como gamificação (gamification), tem como objetivo aumentar o engajamento, motivar pessoas e facilitar o aprendizado.
Para discutir sobre o tema, o Sebrae Minas promove, no dia 19 de outubro, (sábado), em Montes Claros, o Workshop “Gamification na Educação, Empreendedorismo e Inovação”. O evento, que será realizado no auditório das Faculdades Prominas, das 9h às 12h, é destinado a jovens adeptos a jogos e, especialmente, aos interessados em games para o universo dos negócios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo no endereço eletrônico bit.ly/2019Gamification ou pelo telefone (38) 3224 7350. As vagas são limitadas.
O evento será apresentado por Juliano Cristian, líder de comunidades startups da AWS Games, que faz parte do setor de tecnologia da Amazon. O workshop será dividido em dois momentos. No primeiro, serão abordadas técnicas, modelos e cases que mostram como a gamificação pode auxiliar professores a aumentar o engajamento dos alunos. Na segunda parte, a abordagem será para o mercado empreendedor, setor de startups e estudantes, que receberão orientações sobre como as tendências tecnológicas podem impactar os novos empreendedores e contribuir para o ecossistema de inovação da região.
“Investimos e apoiamos o debate de temas voltados para a inovação e tecnologia, especialmente na parte de games, porque entendemos que é um conteúdo de interesse do jovem, que pode vir a ser um futuro empreendedor. Há uma grande aderência com as novas plataformas de ensino e, sobretudo, com a própria transformação digital. E este evento prepara o público para todas essas transformações”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Walmath Magalhães.