Irmãos de 11 e 13 anos são detidos com computador furtado de escola alvo de vandalismo em Mirabela

Fotos: Escola Municipal Eva Ruas / Divulgação

Dois irmãos, de 11 e 13 anos, foram apreendidos com um computador furtado da Escola Municipal Eva Ruas, que foi alvo de vandalismo em Mirabela, no Norte de Minas De acordo com a polícia, foi a mãe dos adolescentes que procurou os militares e eles foram encaminhados à  delegacia de Montes Claros.

Os jovens foram ouvidos na Delegacia de Plantão e confessaram o furto do computador, mas negaram os atos de vandalismo a instituição. Segundo a Polícia Civil, o caso continuará sendo investigado para descobrir se há envolvimento de outras pessoas. O caso também será remetido à Vara da Infância e Juventude.

De acordo com a direção, os 240 estudantes ainda permanecem sem aulas nesta quarta-feira (4 de setembro), e um mutirão de limpeza está sendo realizado. No local, os criminosos destruíram portas, computadores, além de espalharem pelo chão os alimentos utilizados na merenda escolar.

Dia de faxina para limpar o Eva Ruas

 

A rotina na Escola Municipal Eva Ruas de Mirabela é de faxina nesta quarta-feira, depois do cenário de destruição deixado por dois ex-alunos do educandário. A direção, professores e voluntários limpam todo o prédio, lavam paredes, piso, retiram alimentos deixado pelo chão e fazem reparos no telhado, onde os jovens fizeram até churrasco.

“Suspeitávamos porque eles já tinham invadido o prédio antes, mas nada como desta vez. Ao chegar a PM encontrei a mãe que entregava o equipamento”, disse Telma, que afirma ainda:

“Tivemos um grande prejuízo. Mais de R$ 17 mil somente em equipamentos de informática. Além da limpeza da Escola hoje faremos os levantamentos dos prejuízos. Infelizmente, não temos caixa para repor tudo. Os alimentos destruídos eram, inclusive, para a merenda da semana”, falou a gestora.

O gerente de Educação, Jônatas Gonçalves, informou que um empresário da cidade, que não quis se identificar, doou dois computadores à escola. “Abrimos o Eva Ruas para quem quiser ajudar, seja com produtos, dinheiro ou ajuda mesmo, pois investimos nossos recursos na reforma que foi cerca de R$ 8 mil e contou com a ajuda de toda comunidade”, conclamou.

Segundo o Gestor da Pasta, câmeras de segurança estão sendo licitadas para serem instaladas em todos as instituições de ensino do Município.

*Com informações divulgadas pela Ascom da Prefeitura Mirabela.