Hospital de Januária inicia implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

Foto: Luciana Saraiva/ Divulgação

Em reunião neste fim de semana, os membros da Comissão de Educação Permanente do Hospital Municipal de Januária iniciaram a primeira fase da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para melhoria do cuidado aos pacientes internados. A SAE é uma metodologia científica que cada vez mais, vem sendo implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora na qualidade da assistência e maior autonomia aos profissionais de enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Resolução nº 358/2009, preconizou que a assistência de enfermagem deve ser sistematizada implementando-se o processo de enfermagem. O Decreto Lei nº 94.406 de /1987 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem, definiu como atividade privativa do enfermeiro, entre outras coisas, a elaboração da prescrição de enfermagem, que deverá ser executada pela equipe técnica de enfermagem.

Neste primeiro momento está sendo feito definição dos formulários padrão para serem utilizados pelos enfermeiros do hospital, em seguida serão realizados implantação gradual da SAE, com a realização do Histórico de Enfermagem, após consolidado será iniciado os levantamentos dos diagnósticos de enfermagem e posterior, finalizado o processo de implantação, a elaboração das intervenções, as chamadas prescrições de enfermagem. Os pacientes atendidos pela SAE serão aqueles classificados com grau de cuidados intensivos e semi-intensivos internados no hospital, conforme determinou a comissão.

Segundo o enfermeiro Fabrício Quadros, membro da comissão, este trabalho demandará muito tempo por parte dos integrantes da comissão para cumprir todo o processo de implantação, capacitação, monitorização e avaliação em todas as fases. Ele disse ainda que os membros da Comissão de Educação Permanente terão que se desdobrar, “pois atendendo demandas levantadas pela Vigilância Sanitária iniciou-se a capacitação de todos os profissionais da enfermagem do hospital sobre os Procedimentos Operacional Padrão (POPs), e agora com a implantação da SAE a equipe terá muito serviço pela frente”, finalizou.