Termina nesta sexta-feira (31 de maio) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada a vacinar exclusivamente o público prioritário. O Ministério da Saúde estabeleceu meta de imunização de 90% desses grupos e em Montes Claros meta é vacinar 104 mil pessoas e ao menos 78% do público-alvo já foi vacinado. As doses estão disponíveis em todas as 18 salas de vacinação da rede municipal de Saúde.
Segundo dados divulgados pelo do setor de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da cidade, apontam que 79,7% do grupo composto por pessoas com comorbidades crônicas (doenças respiratórias) receberam a dose da vacina. Outro grupo que precisa ser imunizado é o de crianças inferiores a seis anos de idade: pouco mais de 67% foram vacinadas contra o vírus da gripe. Já o grupo de gestantes somente 56% das mulheres grávidas compareceram às unidades de saúde para receber a dose da vacina.
O grupo composto por idosos já atingiu pouco mais de 88% de cobertura, enquanto que os profissionais de Ensino atingiram 58,9% da mesma. Entre as puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), ao menos 81% já foram imunizadas.
Durante toda a ação, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Público alvo é:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Pessoas com mais de 60 anos
- Gestantes;
- Mulheres até 45 dias após o parto;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Indígenas;
- Portadores de doença crônicas não transmissíveis;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- Detentos;
- Funcionários do sistema prisional.
Dados nacionais
A meta do ministério é vacinar 90% do público-alvo, formado por 59,4 milhões de pessoas. Dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Os estados com menor cobertura vacinal são Rio de Janeiro (57,6%), Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%). Segundo a pasta, a campanha mantém, em todo o país, uma estrutura com mais de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.
Segundo ministério a partir de segunda-feira (3), as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para a população em geral. Até esta quarta-feira (29), 44,6 milhões de pessoas que buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo.