Com mais de 15 anos de estrada o Grupo Saruê se prepara para participar pela primeira vez do Festival Internacional de Danças na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. A festividade ocorre entre os dias 10 e 15 de julho e reúne cores, ritmos, danças e culturas, nacionais e internacionais com o objetivo de preservar tradições e culturas de diversas regiões.
De acordo com o coordenador e diretor do grupo, professor José Roberto Lopes de Sales, o Saruê será o único representante de Minas Gerais no evento. Ele ainda destaca a importância que o festival é para a integração de povos e reconhecimento que o evento proporciona para os grupos folclóricos que participarão.
“Participar de eventos com este é uma maneira de mantermos a tradição das festividades regionais ativa. Uma maneira de promover conhecimento, lazer e socialização com pessoas de todo mundo podendo ainda estimular o desenvolvimento do turismo na cidade que sedia”, explica o coordenador.
O festejo faz parte do calendário de festividades da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Cerca de trinta integrantes vão ao festival e segundo o professor são necessários arrecadar cerca de R$ 20 mil para custear com o transporte.
“Nós fomos convidados para participar do festival, então todos os custos que teremos lá no Sul, como a hospedagem e alimentação, serão de responsabilidade da própria comissão organizadora. Agora nós temos que arcar com o trasporte de ida e volta e esses cálculos ficaram entorno dos R$20 mil, por isso contamos com a colaboração das pessoas que gostam e acompanham o grupo para nos ajudar a realizar mais um projeto e representar o Norte de Minas, além disso nós somos os únicos representantes mineiros no festival”, destaca José Roberto.
Ações para custear gastos
Para arrecadar fundos e ajudar a custear viagem ao Sul do país, o grupo realizará nesta sexta-feira (31), a partir das 19h30, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário, no campus-sede da Unimontes, o “Arraiá do Saruê”. A entrada é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral.
Na programação haverá bingos, barracas com comidas e bebidas típicas, brincadeiras e gincanas, além de show musicais com artistas regionais. Na parte de dança, haverá apresentações de quadrilha do Grupo Saruê, de convidados do Projeto Vida, de auxílio à autoestima de pacientes oncológicas, e do Grupo “Terceirão”, formado por alunos de um colégio da cidade.
Além da festa junina, o professor José Roberto disse que rifas e um bazar também serão realizadas posteriormente com o intuito para arrecadar fundos para a viagem; as datas desses novos eventos ainda não foram definidas.
O Saruê, fundado em 2003, faz parte de um projeto da Unimontes e apresenta danças com influências diversas, como Boi Bumbá, Pretinha D’Angola, Carimbó, Hula Hula e danças gaúchas. Para quem deseja ajudar o grupo a concretizar a viagem o telefone para contato é o (38) 9.9985-1584.
**Escrita por Denise Jorge