Foi divulgado na noite dessa segunda-feira (20 de maio), o campeão do concurso Comida di Buteco 2019 em Montes Claros, no Norte de Minas. Com cerca de nove meses de funcionamento o Carrancas com o prato “Carrancostela”, desbancou outros 17 competidores e levou o título de melhor boteco. O vencedor ainda irá se juntar as outras 20 cidades do país para o concurso de melhor buteco do Brasil. A disputa nacional será no dia 17 de julho, em São Paulo.
O campeão foi divulgado em uma cerimônia que aconteceu em um hotel da cidade, e contou com a presença dos botecos participantes, imprensa, jurados e convidados. Guilherme Jansen, que é o proprietário do estabelecimento vencedor, destacou a surpresa e emoção em ganhar o concurso.
“Não imaginava nunca nem participar e muito menos ganhar por ter tão pouco tempo com o bar em funcionamento. Mas foi tudo feito com muito carinho com minha família toda reunida para ajudar. Com o prato, tentamos buscar alguma coisa que realmente lembrasse a infância das pessoas, a comidinha da vovó, e acho que deu certo”, destacou o Guilherme.
Na disputa pelo melhor petisco no “Desafio Perdigão”, que foi escolhido exclusivamente com os votos dos jurados, o bar Universo do Beiju levou a melhor e ganhou o prêmio de R$ 1 mil reais.
Kássio Paranhos, que foi jurado pela primeira vez no concurso, destaca a experiência que teve em conhecer os botecos e provar das criações. “Foi uma experiência excepcional, tive a oportunidade de conhecer os botecos, o atendimento experimentar as criações onde cada um com seu dom na culinária, com seu tempero conseguiram inovar e trazer uma comida chamativa e muito saborosa”, destacou o jurado.
O boteco Thom Bar que já ganhou o concurso em outras edições ficou em terceiro lugar, e o Ana Terra Gastrobar que estreou este ano no concurso ficou com a segunda colocação. A coordenadora regional do concurso, Gabriela Werneck ressaltou a superação dos participantes nesse anos em fazer um prato por apenas 20 reais.
“Foi muito legal ver o crescimento dos botecos onde procurava acompanhar todos os dias, dando alguns toques, e ver essa superação deles não tem preço. Esse ano eles se superaram criando um prato por 20 reais e era uma caixinha de surpresa, a gente não sabia o que sairia mas, os pratos surpreenderam e embora seja um preço baixo estavam grandes e serviam muitas pessoas”, concluiu a coordenadora.
Pratos vencedores:
Primeiro Lugar: Carrancostela (Bar Carrancas)
Ingredientes: Costela de gado cozida servida com angu de fubá de milho produzido em moinho de pedra.
Segundo lugar: Cê ta doooido!!! (Bar Ana Terra Gastrobar)
Ingredientes: Ragu de paleta bovina ao molho Roti em cama de creme de mandioquinha sobre batatas rústicas.
Terceiro Lugar: 20 anos de buteco é osso (Bar Thom Bar)
Ingredientes: Ossobuco com canjiquinha de milho, carne assada em cubos com molho escuro e paçoca de carne de sol com banana.