Pirapora sediará nos dias 16 a 18 de maio, a primeira Festa Literária (FLIPI). O evento que tem como propósito o incentivo à leitura, visa a participação de estudantes e profissionais da educação de escolas públicas, municipais, estaduais e federais. O evento será totalmente gratuito.
A programação, que acontecerá no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, será aberta para que qualquer pessoa da cidade e região possa prestigiar a ação inédita no município. Segundo a coordenação a expectativa é que pelo menos dois mil alunos da rede pública participem.
A autora Maria Sóter Vargas, responsável pelo projeto da FLIPI, destaca como surgiu a ideia em fazer o projeto na cidade. “A ideia iniciou em 2015 quando percorri de Pirapora a Itacarambi, Propriá-SE, Penedo-AL, Carinhanha-BA e Petrolândia-PE com o projeto do livro Pira-poré e o rio que foi um sucesso, fizemos doações do livro e contações de histórias nas escolas e bibliotecas. Estamos realizando a festa literária através do Ministério da Cidadania, Governo Federal e programa da Lei de Incentivo a Cultura com patrocínio da Minas Ligas. Contaremos com a presença de autores e haverá contação de histórias para os alunos da rede pública”, disse.
Durante os três dias de evento, está programado varias atrações para o público, como a apresentação que será realizada pelo Clube Literário Tamboril, a Fanfarra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) de Pirapora e da Orquestra Sinfônica Jovem que também é da cidade.
Participações especiais
Ilan Brenman: Estará na FLIPI no dia 17 de maio, sexta-feira, onde terá um encontro com as crianças do ensino público fundamental, de 8h30 às 10h, e em seguida fará uma palestra para professores da rede pública de ensino, aberta à participação do público em geral, de 10h às 11h30.
Cida Mendes, a “Concessa”: A atriz nascida em Pará de Minas (MG), se apresentará na FLIPI no dia 16, às 16h, com o espetáculo “Pendura e Cai”, para estudantes e professores do ensino médio das escolas públicas de Pirapora e público em geral.
Alessandra Visentin: Atriz, contadora de histórias, é formada em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Começou no teatro em 1993 e se apresenta na quinta-feira (16) pela manhã e sexta (17), no período da tarde.
(**) Com informações da ASCOM da Prefeitura de Pirapora.