O sábado (4) é o Dia D de vacinação contra gripe em todo o país. Nesta data, os postos de saúde abrem excepcionalmente no Brasil inteiro para imunizar todos os grupos prioritários.
Para garantir a imunização em Montes Claros, 27 unidades de saúde vão abrir em horário especial, das 8h às 17h, neste sábado, para atender a população; Confira os postos de vacinação na cidade.
A vacina previne contra três tipos de vírus influenza, incluindo o H1N1. No estado, há a estimativa de vacinar mais de 6 milhões de pessoas, já em Montes Claros, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam vacinadas.
Para atender essa demanda, estarão envolvidos com os atendimentos 260 profissionais. De acordo com a prefeitura do município, até o presente momento foram vacinadas mais de 25.000 pessoas, 25,04% de cobertura vacinal. A expectativa é atingir pelo menos 50% de cobertura vacinal neste sábado.
Na ação, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Segundo a Secretária Estadual de Saúde (SES), nos primeiros meses de 2019, 187 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave já foram registrados em Minas Gerais, sendo 18 por Influenza.
Neste ano o público alvo é:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Pessoas com mais de 60 anos
- Gestantes;
- Mulheres até 45 dias após o parto;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Indígenas;
- Portadores de doença crônicas não transmissíveis;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- Detentos;
- Funcionários do sistema prisional.
Cobertura Nacional
A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que mais de 41 mil postos de saúde permaneçam abertos em todos os estados ao longo do dia.
O Ministério da Saúde informou ainda que, até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas haviam sido imunizadas. O número representa 21% do total de grupos que devem receber a dose. O público com maior cobertura, até o momento, é o de puérperas, com 38,8%, seguido pelas gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% de cerca de 59,5 milhões de pessoas.