A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá promover o Seminário “Macaúba, Políticas Públicas e Domesticação”, na próxima quarta-feira (07), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Mirabela, no norte do Estado. O objetivo é promover o reconhecimento do quanto essa palmeira é importante e valiosa para o homem.
No encontro, segundo o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, técnicos ligados a essa cadeia produtiva irão discutir as potencialidades e as perspectivas da exploração e industrialização do coco macaúba na região norte-mineira, mais exatamente no vale do Riacho D’antas, que abrange os municípios de Montes Claros, Mirabela, Coração de Jesus e Brasília de Minas, além de outros temas.
Iniciada por um pequeno grupo de produtores rurais há 15 anos, essa atividade se desenvolveu ainda mais, quatro anos depois, com a intervenção da Codevasf. A empresa investiu no desenvolvimento social e econômico desse grupo e no fortalecimento do agroextrativismo na bacia do Riachão, uma das regiões mais carentes do vale do São Francisco em território mineiro.