A Santa Casa de Montes Claros, continuando a proposta de ampliar e modernizar seu parque tecnológico, modernizou ainda mais os Centros de Terapia Intensiva – CTIs Neonatal, Geral e Cardiológico. O Hospital substituiu todos os monitores multiparamétricos utilizados nos leitos dos CTIs e também a Central de Monitoramento – onde as equipes médicas podem observar simultaneamente, todos os 20 leitos. Na central, qualquer tipo de intercorrência com o paciente os monitores disparam alarmes que servem para alertar as equipes.
Os monitores multiparamétricos possuem uma tela de TV de 12 polegadas, e tem como principal função, monitorar 24 horas por dia, os sinais vitais do paciente. Por meio dos monitores, as equipes médicas dos CTIs são informadas sobre as condições cardíacas, respiratórias e pressão arterial.
Já no CTI Neonatal, foram trocados os dez o ventiladores pulmonares – aparelho que auxilia no processo respiratório dos bebês. Já que nos prematuros, o organismo é incapaz de manter o ciclo respiratório, e é fundamental submeter o paciente a ventilação mecânica (artificial com o auxílio de equipamento).
O superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio, ressaltou sobre a importância da aquisição dos equipamentos, destacando que “estes aparelhos tornam os procedimentos mais seguros para os profissionais e principalmente para os pacientes, contribuindo para melhorar ainda mais a estrutura de atendimento do Hospital”, disse.