O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) está inaugurando o Programa de Atenção Primária à Saúde (APS), em Montes Claros. Este programa tem como objetivo atuar na prevenção, no tratamento e na promoção da saúde dos beneficiários.
Nesta quarta-feira (2), o Programa começou a atender 2.500 pessoas, entre servidores, pensionistas e dependentes da assistência à saúde do Instituto.
A Atenção Primária à Saúde do Ipsemg oferece atendimento diferenciado, com foco no vínculo entre a equipe de saúde e o beneficiário. Por meio de uma relação de confiança, os profissionais médico e enfermeiro da equipe acompanham a saúde dos beneficiários, avaliando-a de forma integral.
As consultas serão realizadas no Centro Regional de Montes Claros, de segunda a quinta-feira das 13h às 18h e as sextas-feiras de 7h às 16h. Já a marcação ocorre de segunda a quinta-feira das 9h às 12h.
Os pacientes passarão por um médico clínico geral, se precisar encaminhar para um especialista, a própria Ipsemg ficará responsável por agendar estas consultas. No local, já se encontra alguns especialistas, como: ortopedista, cardiologista, gastroenterologista, ginecologista e pediatra. Se algum paciente necessitar destes médicos especializados, no mesmo local agenda o atendimento e é realizado as consultas.
O Programa APS já ocorre em BH, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé e Passos. A expectativa é diminuir a internação dos beneficiários na capital e nas outras regiões do Estado.
Não há cobrança de coparticipação nas consultas nesta modalidade de atendimento, e se houver necessidade do especialista, as próprias equipes do APS fazem esse encaminhamento.