A Escola Capelo Gaivota lançou o projeto “Centro Dia”, que é uma unidade especializada de assistência social para atender jovens e adultos com deficiência e as familiares. São gastos, por mês, R$ 40 mil para executar a proposta e para manter o local em pleno funcionamento, a instituição criou a campanha “Adote uma Excepcional”, assim, buscando padrinhos para o projeto Centro Dias.
De acordo com Cínthia Versiane, funcionária da instituição, Há oito meses a folha de pagamento da equipe médica está atrasada e este projeto pioneiro em Montes Claros, busca socializar e preparar para a vida adulta, jovens que precisam de atenção especial.
Qualquer pessoa poderá fazer doações através de um carnê contendo 12 parcelas, no valor único de R$10,00 mensais, que podem ser pagos em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
“Todas as crianças que são especiais já são excluídas da sociedade, por mais que fale que não tem descriminação, ela existe. Imaginam estes adolescentes que formam, ficam dentro de casa, sem ter o que fazer sem nenhuma atividade. Nós criamos este projeto para atendê-las, aqui eles vão ter recreação, um lugar para passear. Aqui irão aprender a se manter sozinhos, a arrumar uma cama, vestir uma roupa, tomar um banho, fazer comida, entre outras atividades”, afirma.
A aposentada Ellen Lima Ferreira, é doadora há mais de cinco anos, ela ressalta a importância da sociedade a manter este projeto.
“É importante a participação de toda a sociedade, pois é uma instituição carente e precisa de muita ajuda. Nós temos que valorizar a possibilidade de fazer estas doações, valorizar o envolvimento das pessoas, os jovens e familiares”.
O Capelo Gaivota é de grande importância para a cidade, pois ela é a pioneira em tratamento de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. De acordo com dados do IBGE, 14,8% da população de Montes Claros, tem alguma deficiência.