O Grupo Folclórico Banzé se apresenta no campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nesta sexta-feira (27), a atração faz parte da programação da Mostra do Sertão, que nesta edição traz o tema “A força da mulher sertaneja”. O evento será de 8h a 12h, no campus da universidade. Toda programação é gratuita e aberta ao público.
No mesmo dia, após a apresentação do grupo, será realizada a oficina “Mulher Sertaneja”, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Luciene Rodrigues.
“A oficina tem por objetivo discutir algumas imagens das mulheres sertanejas, sua (in) visibilidade nas obras literárias e como esta imagem vai modificando ao longo dos tempos: da sertaneja mítica para a mulher forte e lutadora diante da seca e das injustiças sociais”, afirma a professora.
Nesta quinta (26) foi realizada a abertura oficial do evento. Em seguida, o “Cine Mulher Sertaneja” apresenta os documentários “Libertar, relatos de Guaribanas do Bolsa Família” e “Severinas”. Os documentários trazem relatos sobre as mudanças trazidas por benefícios sociais do governo para a rotina de famílias administradas por mulheres. Após a mostra de documentários, haverá um debate mediado pela professora do ICA e socióloga, Flávia Galizoni.
Programação:
27/04
8h – Apresentação do Grupo Folclórico Banzé
9h – Oficina Mulher Sertaneja, ministrado pela rofessora Luciene Rodrigues
Local: Ginásio Poliesportivo do ICA