Um temporal assustou os montes-clarenses, na tarde deste domingo (04). A chuva que começou por volta das 14h e durou cerca de 40 minutos, foi suficiente para derrubar centenas de árvores e postes, inundar casas e alagar ruas e avenidas da cidade.
De acordo com Corpo de Bombeiros, eles receberam mais de mil chamados e estão priorizando os atendimentos mais graves. Toda corporação está empenhada para atender os casos que são muitos, já que ainda não foi possível fazer um balanço de quantas ocorrências estão em andamento.
80 homens da Cemig foram acionados para atender as ocorrências da maior cidade do Norte de Minas. Segundo a assessoria de comunicação da Companhia, os técnicos trabalham com carga máxima para solucionar os problemas causados pela chuva, que teve uma forte incidência de raios e ventos.
A Cemig adotou algumas prioridades, tais como fios partidos, árvore com fogo, dentre outros para o atendimento.
A previsão de retorno da energia é até o final da noite. Podendo alguns casos serem solucionados somente na segunda-feira.
A descarga atmosférica causou prejuízos mais graves nos bairros São José, Edgar Pereira, Vila Nossa Senhora do Bonfim, Vila Ipiranga, Bairro de Lourdes, Alto São João, Alto da Boa Vista e Santo Antônio.
O chefe da Defesa Civil do Município, Eduardo Marques, informou que o órgão coordenado por ele aguarda chamado da população. Até o momento não houve ocorrência atendida.
Anderson Chaves, secretário de defesa social, informou que a Guarda Municipal está dando suporte na Praça de Esportes. Ele disse que há muitos danos no local, árvores caídas e o portão principal foi derrubado. Além disso, uma árvore caiu no teto do ginásio, danificando bastante a estrutura.
Nenhuma rodovia que a PRF atende está interditada e não teve chamado por causa da chuva. A BR estava interditada anteriormente por causa do acidente na madrugada, mas já foi liberada.
A MGC-308 que liga Montes Claros a Juramento, ainda está parcialmente interdita devido a queda de árvores no km 08.
Bombeiros estão no local para o corte e retirada das árvores.
Não houve vítimas. Nenhum veículo foi atingido.