AEESB transforma vidas de crianças e adolescentes com projeto social de vôlei em Montes Claros

Foto: AEESB/Divulgação

A Escola de Esportes, através da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), está cada vez mais sendo reconhecida pelos projetos sociais e esportivos na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. Com o oferecimento de aulas gratuitas em escolinhas de vôlei, futsal e projeto de ginástica, a AEESB promove o bem-estar e interação social, ensinando crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com a saúde pela prática de exercícios físicos.

Atualmente, no projeto de Vôlei , participam crianças e adolescentes, dos 10 aos 16 anos, divididos em turmas vespertinas e matutinas. São mais de 100 alunos cadastrados e cerca de 80 ativos. As aulas acontecem quatro vezes na semana, em aulas ministradas pelos professores Paulo Ricardo Oliveira Santos e Paulo Henrique Lacerda Júnior.

Foto: AEESB/Divulgação

AEESB

O projeto Escola de Esportes atende cerca de 400 pessoas, com idades entre 10 e 59 anos e é uma iniciativa da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), com patrocínio da Cemig e do Banco do Nordeste, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As crianças, jovens e adultos de Montes Claros participam gratuitamente das aulas de futsal, vôlei e ginástica.

Desenvolvimento

De acordo com o professor Paulo Ricardo Oliveira Santos, as crianças e adolescentes que participam do projeto aprendem técnicas do vôlei enquanto praticam o esporte. Dessa forma, é possível focar no desenvolvimento físico, mental e elevar o nível de conhecimento dos alunos.

“O Projeto Escola de Esportes que disponibiliza o vôlei para as crianças e adolescentes, ajuda no quesito de aprendizagem sobre a modalidade, aprendizagem motora e desenvolvimento de habilidades, além de conhecer os fundamentos e regras do esporte, eles aprendem a interagir e socializar”, afirma o professor Paulo Ricardo.

Foto: AEESB/Divulgação

Momentos felizes

Os alunos que participam das aulas de vôlei através da Escola de Esportes e AEESB evoluem muito em várias áreas da vida, como é o caso do Rafael Nunes. De acordo com sua mãe, Ranielle Nunes, Rafael sociabiliza com os colegas durante as aulas e está mais comprometido depois que ingressou no vôlei. Junto ao time, o garoto viveu novas experiências e momentos felizes.

“Para mim foi e está sendo muito gratificante Rafael participar do projeto, uma vez que ajuda na socialização, na questão do compromisso e incentiva, cada vez mais, a prática de esportes. O projeto proporcionou momentos interessantes, como participar dos jogos do Montes Claros Vôlei como boleiro. Ele curtiu muito esses momentos e está muito empolgado com o vôlei”, afirma a mãe do menino, Ranielle Nunes.

Professor de vôlei Paulo Ricardo Santos e o aluno Rafael Nunes – Foto: Ranielle Nunes/Arquivo Pessoal

Transformação de vida

Segundo o professor Paulo Henrique Lacerda Júnior, a prática esportiva e os projetos sociais ajudam os jovens a manter uma rotina de exercícios, melhorando o bem-estar e, além disso, conduz as crianças para um bom caminho. No vôlei, além das técnicas e dos conhecimentos teóricos, os alunos aprendem a ajudar o colega, a manter a disciplina e a cuidar da saúde.

“O esporte é libertador e conduz essas crianças e jovens por bons caminhos. Atendo num bairro de uma grande vulnerabilidade social e o esporte pode ser usado como ferramenta social e até no quesito de postura, aprender a seguir regras e trabalhar em equipe”, destaca o professor Paulo Henrique Júnior.

Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.