Os sindicatos rurais do Norte de Minas estão recebendo um reforço tecnológico essencial para aprimorar o atendimento aos produtores da região. Por meio do projeto “Conexão SPR’s”, realizado pelo Sistema Faemg Senar, 18 sindicatos terão acesso a kits digitais que incluem notebooks, webcams e Smart TVs até o final deste ano. A iniciativa busca criar Salas do Produtor em cada sindicato, espaços modernos destinados a facilitar o acesso à informação e a realizar videoconferências, reuniões e atividades de educação a distância.
Em Buenópolis, a chegada do kit já está sendo integrada ao planejamento das próximas ações. O objetivo é intensificar a aproximação dos produtores locais com debates técnicos e decisões que impactem diretamente diversas cadeias produtivas. “Se a gente quiser fazer uma videoconferência com algum palestrante, por exemplo, podemos convidar os produtores rurais para o sindicato e, assim, atender melhor os associados. Isso vai incrementar ainda mais a nossa proposta de valorizar o produtor rural”, comentou Luiz Carlos Finelli, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Buenópolis.
Em Buritizeiro, o projeto da Sala do Produtor já está em fase de implementação. Com o suporte do kit, o presidente do SPR local, Audi Braga, destaca que o sindicato passa por adaptações para garantir um ambiente completo, com novos equipamentos e melhorias na infraestrutura para um atendimento ainda mais efetivo. “Este investimento nos sindicatos traz melhor interação entre produtores, Sistema Faemg Senar, consultores e todo o setor produtivo. Isso é motivo de orgulho, saber que a Faemg tem se preocupado com os produtores”, afirma Audi.
Além do Conexão SPR’s, o Sistema Faemg Senar lançou o programa Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR), que também está em fase de execução em várias entidades do Norte de Minas. O AGSPR tem o propósito de fortalecer a gestão dos sindicatos e elevar a qualidade dos serviços oferecidos. Alexandre de Aguiar Rocha, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, que já está na quinta visita do programa, destaca: “Queremos expandir nossos serviços aos associados e melhorar nossa base de atuação, atendendo mais e melhor os produtores”.
Através do AGSPR, o Sistema Faemg Senar oferece um diagnóstico detalhado para cada sindicato, identificando oportunidades de melhoria e criando planos de ação personalizados. Em 2024, nove sindicatos da região receberam o programa; em 2025, outros 11 serão beneficiados, ampliando o impacto da iniciativa.
Maria de Fátima Souto, secretária executiva e assessora de desenvolvimento rural do Sindicato de Bocaiuva, reforça a importância dessa modernização: “O SPR de Bocaiuva já participou de programas de qualidade do Sistema Faemg Senar, que sempre trazem maior amplitude para a administração e melhoria dos serviços prestados. Esses equipamentos complementam esse trabalho, dando ao produtor um espaço onde ele pode buscar novos conhecimentos”.
A entrega dos kits e a implementação de programas como o AGSPR destacam o compromisso do Sistema Faemg Senar com o desenvolvimento e a capacitação dos produtores rurais, promovendo avanços essenciais para o fortalecimento do setor agropecuário no Norte de Minas.