O Sindicato Rural de Montes Claros está alertando os produtores rurais sobre o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2024, que vai até o dia 30 de setembro. Segundo o presidente da entidade, o pecuarista Alexandre Rocha, é fundamental que os proprietários de imóveis rurais não deixem a entrega para o último momento, a fim de evitar multas e problemas com a Receita Federal.
“O ITR deve ser declarado por todas as pessoas físicas ou jurídicas que possuem propriedades rurais, e o envio deve ser feito de forma eletrônica, por meio do Programa Gerador de Declaração do ITR 2024, disponível no site da Receita Federal. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a multas, restrições sobre o imóvel e impedimento para a obtenção de crédito rural”, destaca Alexandre.
Para facilitar o processo, o Sindicato Rural oferece assistência aos produtores na emissão do imposto, com atendimento de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Em caso de dúvidas, os produtores podem entrar em contato pelo telefone (38) 215-1058.
Vale lembrar que o período para a declaração começou em 12 de agosto e termina pontualmente às 23h59 do dia 30 de setembro. Após esse prazo, a declaração ainda poderá ser realizada, mas estará sujeita ao pagamento de multa.