Polícia Civil inicia campanha de coleta de DNA para identificação de pessoas desaparecidas

Viatura da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou uma campanha para coleta de DNA com o objetivo de identificar pessoas desaparecidas. Entre os dias 26 e 30 de agosto, a ação vai reunir amostras biológicas de familiares de pessoas desaparecidas para comparar com os Bancos Estaduais de Perfis Genéticos e o Banco Nacional de DNA.

Os interessados em participar devem se dirigir à Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD) em Belo Horizonte ou às Delegacias Regionais no interior do estado para obter uma requisição pericial. A coleta será realizada no Instituto Médico-Legal (IML) Dr. André Roquette em Belo Horizonte e nos Postos Médico-Legais no interior, das 8h às 18h.

Além das amostras biológicas, é possível entregar materiais pessoais do desaparecido, como escovas de dente ou roupas não lavadas, para ajudar na identificação. A coleta é simples e indolor, e os dados são inseridos em bancos de dados para procurar possíveis correspondências.

A campanha visa aumentar a identificação de pessoas e promover o retorno dos desaparecidos às suas famílias.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.