Gratuita, Plataforma de streaming Minasplay será lançada nesta quinta (11); saiba como acessar

Foto: EMC / Divulgação.

A EMCplay agora mudou para Minasplay. A plataforma de streaming gratuita está renovada, com um acervo ampliado e inclui agora a programação ao vivo da Rede Minas. Todas as novidades serão apresentadas nesta quinta-feira (11), às 19h, no Mirante da Escola de Design da Uemg, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento é organizado pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

Para homenagear os cineastas de Minas Gerais, haverá uma exibição de filmes. Os curtas “Cyntia”, dirigido por Rafael Diniz Marques Gontijo, e “Mina e Elvira”, de Rayanne Vieira e Israel Dilean, abrirão a noite de lançamento com uma sessão comentada. Além disso, durante o evento será anunciada a Mostra Itinerante Minasplay, que pretende levar o cinema produzido em Minas para diversas regiões do estado.

Os brasileiros passam mais de cinco horas assistindo TV e quase duas horas e meia vendo vídeos online, de acordo com o estudo Inside Video 2024 da Kantar Ibope Media. A pesquisa revela que 44% dos espectadores de streaming utilizam apenas o período gratuito dos serviços. Com a Minasplay e a Rede Minas, o público tem acesso a tudo gratuitamente.

A plataforma oferece quase 60 filmes e mais de mil episódios de séries brasileiras. O serviço de vídeo sob demanda também inclui a programação ao vivo da Rede Minas e disponibiliza programas de sucesso que foram destaque na TV pública e agora podem ser revistos com apenas um clique. Além de filmes, espetáculos e outras atrações, o público também pode acompanhar as teleaulas do Se Liga na Educação.

A Minasplay possui um catálogo que inclui diversas obras filmadas em Minas Gerais ou produzidas por cineastas do estado. A cena independente do cinema está bem representada no streaming público, com muitos títulos premiados em festivais que ainda não foram exibidos nos cinemas, disponíveis na plataforma.

Esse catálogo promete ficar ainda maior, como antecipou o presidente da EMC, Gustavo Mendicino. “Em breve, o streaming público vai oferecer mais 200 novas produções contempladas pelos editais da Lei Paulo Gustavo, Curtas do Interior e do Prêmio de Exibição EMC 2024”, diz.

A reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, parabeniza a iniciativa. “Além de democratizar o acesso ao conteúdo audiovisual de alta qualidade, acreditamos que a Minasplay também valoriza o talento dos cineastas mineiros, permitindo que suas produções alcancem públicos diversos em todo o estado”.

O acesso à plataforma de streaming pública é gratuito e pode ser feito pelo site minasplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.