Coluna Movimento e Saúde: benefícios dos exercícios físicos na menopausa

Foto: Redes Sociais/Reprodução

A menopausa traz muitas mudanças e adaptações para o corpo das mulheres. Sintomas como ondas de calor, tonturas, palpitações, distúrbios do sono, depressão e irritabilidade, entre outros, são muito comuns. É uma fase inevitável, entretanto, estudos comprovam que as mulheres que são fisicamente ativas podem ter sintomas mais amenos.

Após a menopausa, o catabolismo é ampliado porque o organismo da mulher para de produzir o estrogênio, que é um hormônio importante para o anabolismo, que estimula a produção óssea. Com isso, aumenta o risco de osteoporose, doença caracterizada pela perda da massa óssea e que acomete 200 milhões de mulheres no mundo, deixando seus ossos frágeis e mais sujeitos a fraturas.

Existem modalidades mais aconselháveis, como é o caso das caminhadas ou atividades na água.

A prática da atividade física deve ser adaptada a cada pessoa em particular, e deve-se levar em conta a condição física atual, capacidade cardíaca e eventuais fragilidades ou doenças prévias.

Previne o ganho de peso

Durante a menopausa, as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal, mesmo naquelas em que mantiveram o peso constante ao longo da vida. Praticar atividades físicas regularmente pode ajudar a prevenir o ganho de peso.

Reduz o risco de câncer

Fazer exercícios físicos em qualquer fase da vida, ajuda a manter um peso saudável, o que pode proteger contra vários tipos de câncer, incluindo o de mama, cólon e endometrial.

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Fortalece os ossos

Atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente. Ou seja, exercícios físicos podem diminuir a perda óssea após a menopausa e, consequentemente, o risco de fraturas e osteoporose também diminui.

Reduz os riscos de outras doenças

Após a menopausa, os valores de pressão arterial e os riscos para doenças cardiovasculares aumentam significativamente. Além disso, o sobrepeso que a menopausa pode trazer também aumenta o risco de outras doenças como diabetes. A prática regular de exercícios físicos pode combater esses riscos.

Melhora o humor

O exercício tem um impacto positivo no humor e no tratamento da depressão. Além disso, também ajuda na prevenção, já que adultos fisicamente ativos têm menos riscos de ter depressão.

Sem dúvida, o estilo de vida da mulher pode contribuir para que o período da menopausa seja vivido com mais tranquilidade e saúde. Pratique atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura. Após alguns dias, você já vai começar a sentir os benefícios seja antes, durante ou após a menopausa.