Hoje, 1 de março, é comemorado o dia do Ecoturismo. Montes Claros, que já é chamada de cidade dos parques, investe cada vez mais em seus parques, que já somam um total de quinze, distribuídos na área urbana.
Nos últimos anos foram instituídos diversos parques como o Sagarana, Ademar Bicalho, Mangues, da Paz, Vila Segura, Belvedere/Paulinho Ribeiro, entre outros que estão sendo estruturados e entregues à população. Importante dizer que o Parque da Sapucaia, que desperta o saudosismo e a curiosidade dos visitantes com suas belezas e riqueza de biodiversidade, passou por grande reforma e foi reaberto recentemente.
Cabe ressaltar que todos citados estão disponíveis para a saudável prática do Ecoturismo. O ecoturismo é reconhecido pela sociedade médica como uma prática saudável para o corpo e mente. A OMS recomenda pelo menos nove metros quadrados de áreas verdes para cada habitante, o que em Montes Claros já é uma realidade somando os municipais e o belo Parque Estadual da Lapa Grande.
Pode-se incluir entre as atividades de oficinas de educação ambiental, observação de ecossistemas, observação de fauna e flora, observação geológica, observação astronômica, campos com finalidade de registros fotográficos, práticas de caminhadas, trekking, rapel, tirolesa, etc. Ressaltando a necessidade das medidas de atenção e segurança para cada caso.
Foi uma determinação do prefeito Humberto Souto a criação e revitalização dos parques para que as pessoas tenham mais qualidade de vida em contato com a natureza e com os benefícios agregados.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Fabiano Oliveira, enfatiza que os parques da cidade possuem riqueza natural de fauna e flora nativa, e que é o lugar perfeito para a prática do ecoturismo, bem como os momentos em família em contato intenso com a natureza preservada. Disse ainda que “a maioria dos 15 parques já possuem estrutura para receber o público e que os trabalhos da Prefeitura não param para que todos possam se beneficiar da cidade dos parques”, frisou.