O IFNMG publicou nesta terça-feira (19/12) o resultado preliminar do 1° Processo Seletivo 2024 para cursos técnicos integrados e para cursos técnicos concomitantes/ subsequentes com seleção por prova.
Na modalidade integrado, o Edital nº 577/2023 ofertou vagas de cursos técnicos para os campi Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. Quanto à modalidade concomitante/subsequente, o Edital nº 576/2023 ofertou vagas de cursos técnicos para Almenara, Januária, Montes Claros e Pirapora.
Recursos contra o resultado preliminar
Os candidatos têm até esta quarta-feira, dia 20/12, para apresentar recursos em face do resultado preliminar. O candidato poderá interpor recurso junto à Fadenor contra o Resultado Preliminar que deverá ser fundamentado e registrado na página da instituição contratada (Fadenor), na internet, cujo protocolo ocorrerá por preenchimento e envio on-line, mediante recibo. A apresentação do recurso contra o resultado preliminar, somente pode ser feito por meio eletrônico, conforme a orientação abaixo:
- acessar o site da Fadenor;
- acessar o Link referente ao recurso, e posteriormente, informar os dados solicitados;
- preencher uma única vez o Requerimento; e
- Após realizar a argumentação, clicar em “Salvar”.
A etapa de interposição de recursos em um processo seletivo é um mecanismo que permite aos candidatos contestarem ou questionarem os resultados preliminares divulgados pela comissão avaliadora. Essa fase é fundamental para garantir a transparência, imparcialidade e correção do processo seletivo.Na etapa de interposição de recursos em um processo seletivo, os candidatos podem questionar uma variedade de situações que consideram como erros ou injustiças na avaliação, tais como: atribuição inadequada de pontos; não validação de documentos enviados e violação das regras do edital.
A previsão é que o resultado da análise e deliberação dos recursos, referente ao resultado preliminar, seja publicado no dia 26 de dezembro de 2023.
PRA ENTENDER AS MODALIDADES:
- integrado ao ensino médio: para quem deseja fazer o curso técnico e o ensino médio, ao mesmo tempo, ambos no IFNMG;
- concomitante ao ensino médio: para quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra escola; e
- subsequente ao ensino médio: para quem já concluiu o ensino médio.