Os temas segurança pública na zona rural e nas rodovias de acesso a Montes Claros foram discutidos no encontro, na 11ª Risp, nesta quarta-feira (09). A intenção, segundo o Presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Basso, é encontrar soluções eficientes para evitar a criminalidade para a classe produtora, especialmente neste momento de queda da criminalidade.
O Coronel Rômulo Gonçalves explicou que a redução nos crimes foi de cerca de 90%, nos últimos quatro anos, na região.
O comandante enalteceu a iniciativa do grupo que visa auxiliar na segurança coletiva.
Norberto Assis é um dos produtores mais atingidos com roubos e furtos. Ele é diretor da Rural e tem propriedade na Estrada da Produção e explicou que desde 2017 foi criado um grupo para propor estratégias objetivando melhorar os índices naquela região.
O Procurador-Chefe do Município, Otávio Rocha, destacou a importância da iniciativa e afirmou que não se pode perder a oportunidade de desenvolver esse tipo de projeto.
José Moacyr já assegurou junto ao Deputado Arlen Santiago o montante de R$ 200 mil de transferência especial para iniciar o projeto, que será produzido pela equipe técnica da PM e da Prefeitura.
“Estamos esperançosos. Percebemos que a nossa parceria é promissora. Nosso primeiro passo foi dado. Estávamos [produtores rurais] ‘no escuro’, por não entendermos a dinâmica deste processo. Sabemos agora, depois desta reunião, que teremos que ter um estudo apresentando pontos estratégicos, custos e condições operacionais. A partir dessas diretrizes buscarmos mais recursos para executar o projeto”, garantiu José Moacyr.
Presenças
Estiveram presentes: o Coronel Rômulo; os Ten-Cel Luciano e Guilherme; o Major Thiago; o Capitão Fernandes; o Procurador, Otávio Braga; o secretário de agricultura, Osmani Barbosa Neto e também diretor da Rural; o Presidente da Rural, José Moacyr e os diretores Noberto Assis e João Damásio; e o assessor do deputado Arlen Santiago, Gilson Oliveira.