Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para o processo seletivo para ingresso na primeira turma do curso Educação Infantil: Práticas Educativas Voltadas a Bebês e Crianças Público da Educação Especial, a ser ofertado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) na modalidade EAD, em parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP), do Ministério da Educação. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, via formulário eletrônico.
Serão ofertadas 500 vagas para preenchimento imediato e 150 para cadastro de reserva. O curso tem por objetivo oerecer formação continuadada, em nível de extensão, a profissionais da Educação Básica – docentes, pedagogos(as), coordenadores(as), gestores(as) escolares e assessores(as) técnicos(as) das Secretarias de Educação de todos os estados da Federação. Esses profissionais devem estar vinculados às escolas públicas que atuam, prioritariamente, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou equivalente, em classes e/ou escolas/polos/centros de referência de crianças/estudantes com deficiência, em processo de alfabetização, pertencentes ao público-alvo da educação especial.
A seleção dos inscritos será pela ordem de chegada dos formulários de inscrições, de acordo com a quantidade de vagas ofertadas. As demais inscrições deferidas farão parte de uma lista de espera. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 21 de novembro, em www.ifnmg.edu.br/editais-daec.
Para mais informações sobre o processo seletivo, confira o Edital nº 413/2022. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail cursoedinclusiva@gmail.com.
O curso
O curso terá carga horária de 180 horas, na modalidade de ensino a distância, e ocorrerá em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A carga horária está distribuída em quatro meses e será composta pelos seguintes conteúdos e atividades:
– Educação, legislação e direitos na primeira infância e práticas pedagógicas (60 horas);
– Desenvolvimento humano integral e dinâmico e práticas pedagógicas (60 horas);
– Práticas pedagógicas intencionais e sistematizadas para crianças público da educação especial e práticas pedagógicas (60 horas).