Estudantes de Janaúba estão na final nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2022

Jovens empreendedores
Foto: Sebrae/ Divulgação

Três equipes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Janaúba, estão na final nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2022. Os grupos “Unidas pelo Objetivo”, “Focus” e “Líderes da Nova Geração”, formados por alunos do 2º módulo do curso técnico em Administração, serão os três representantes do estado na final nacional que acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Recife.

Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, e estimula o desenvolvimento de comportamentos empreendedores entre os estudantes. Por meio dele, o aluno aprende a tomar decisões ao ter de enfrentar as dificuldades e os desafios reais de uma empresa.

Nesta edição, o Desafio Jovem Empreendedor teve a participação de 6.035 estudantes, divididos em 1.637 equipes inscritas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. Somente em Minas, foram 1.059 equipes participantes, e um total de 3.912 alunos.

Os times são formados por jovens de escolas públicas e particulares, do ensino médio e técnico, ou superior e tecnólogo, com a mentoria de um professor. Nesta edição, estudantes e professores tiveram que propor soluções para problemas e desafios com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Diversidade. A competição foi composta por quatro fases e diversas rodadas de decisões, nas quais as equipes acumulavam pontos no ranking.

Mentor dos alunos finalistas, o professor Cleber Roberto de Souza destaca que a execução do desafio durante as aulas foi fundamental para despertar o interesse dos alunos. ”Usamos a proposta de gameficação (emprego de técnicas comuns aos games em situações de não jogo) e os conceitos do desafio que envolvem marketing, vendas, finanças, produção e gestão estratégica. Os alunos sentiram a experiência de administrar uma empresa, o que aumentou a motivação e despertou a competitividade entre eles, resultando na conquista de três equipes na final”, comemora.

Engajamento

Lídio Maxwell Cardoso, integrante da equipe Focus, reconhece a importância do desafio. “Estou confiante na conquista nacional. Foi um grande aprendizado prático em que todos os integrantes se dedicaram muito”, conta. Já o estudante Ivan Carlos Araújo, da equipe Lider Nova Geração, diz que “o grupo está empenhado, e nossa meta é trazer o título nacional”. Marciel Queiroz da Silva, da equipe Unidos pelo Objetivo, destaca o conhecimento adquirido. “Foi uma grande experiência, em que pudemos aplicar a teoria aliada à prática. Estamos focados na final e esperamos representar bem nossa escola e nossa cidade”, ressalta.

Orgulho para a região

A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo lembra que a região de Janaúba sempre se destacou nas iniciativas do Programa Nacional de Educação Empreendedora. “Os estudantes da Serra Geral são ativos e atuantes. Ter três equipes na final nacional é um reconhecimento, e nos enche de orgulho. A atuação do professor e mentor, que tem uma mentalidade empreendedora, motiva os alunos e faz com que eles sejam protagonistas”, conclui.

Equipes e alunos finalistas:

Unidos pelo Objetivo

– Marciel Queiroz

– Rayara Carolina

– Joice Marilia de Oliveira

– Janaine Vasconcelos

Focus

– Vagner Jose da Silva

– Lídio Maxwell Cardoso

– Adeilson Fernandes de Souza

– Eliane Maria Borges Silva

Líderes da Nova Geração

– Ivan Carlos Silva Araújo

– Leticia Gabriely Santos

– Loislene Micaele Ribeiro

– Cleíza Ribeiro da Silva