Polícia Militar lançou na tarde desta terça-feira a ” Operação Segurança Cidadã” em Montes Claros, região Norte de Minas Gerais. O evento contou com a participação de vários policiais militares em forma de comemoração dos 5 anos da Bases Comunitárias de Seguranças públicas em todo estado de Minas Gerais.
O subcomandante do 50º BMP, Major Reginaldo Ribeiro de Aguiar disse em entrevista que essa foi uma estratégia que iniciou em 2017 na capital e no ano seguinte chegou em Montes Claros. Ele destacou que é uma estratégia de extrema importância para a comunidade onde houve uma maior proximidade da PM com as pessoas, alocada em pontos estratégicos da cidade para que a população possa ter um melhor acesso a segurança pública, e as informações que as pessoas precisam para se proteger no dia-a-dia.
“A operação começou nesta segunda-feira (10/10), em todo o estado e vai até o dia 16/10, são ao todo seis dias de operação, onde estaremos realizado blitz de trânsito, visitas comunitárias, interação com moradores, reuniões com comerciantes além de ações sociais para fortalecer essa estratégia de segurança entre a polícia e a comunidade”, disse o Major.
A cidade conta com 12 bases espalhadas por diversos bairros, Centro, Major Prates, Independência, Renascença, Cidade Nova, JK e Edgar Pereira, além de outros. Cada Van é composta, câmeras, computador, dois policiais que ficam de prontidão dentro delas para atendimento e outros dois fazem ronda nas motocicletas no entorno para reforçar ainda mais a região.
“Nas bases é possível o registro de boletins, atendimento ao público, orientações diversas, reunião com a comunidade, comerciantes e atuação em campanhas com os agentes de segurança”, destacou Reginaldo.
Segundo a PM na região do Norte de Minas a cidade de Janaúba-MG também foi contemplada pelas bases. Com isso elas se tornaram referência para o cidadão, pois como estão em locais estratégicos, próximas do povo, torna-se referência e traz mais segurança.
“Temos um feedback, da comunidade e da população já que segundo eles, nos locais onde elas se encontram o índice de criminalidade e roubo teve enorme queda”, finalizou o militar.