Nessa segunda-feira (01/08), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou pelo Twitter, que o Brasil receberá o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macaco, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Segundo o ministro, primeiramente serão completados os casos mais graves. O Tecovirimat tem sido oferecido como opção de “uso compassivo [autorização de uso de medicamento novo por agência reguladora, ainda sem registro definitivo]” nos Estados Unidos. Contudo, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.
De acordo com o Ministério da Saúde, até ontem (31/07), 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. Na última sexta (29/07) a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.
A vítima era um homem, de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades que podem ter prejudicado o quadro clínico. O Ministério da Saúde investiga as circunstâncias da morte.
[Texto com informações Agência Brasil]