Nesta sexta-feira (18), às 13h, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) seguiu para Petrópolis para apoiar os trabalhos de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) no desastre provocado pelas chuvas dos dias anteriores. Na última terça (15), um volume de chuva descomunal gerou deslizamentos que já provocaram a morte de 120 pessoas e deixaram mais de cem desaparecidos.
A equipe é composta por 14 militares do CBMMG, especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães.
Os bombeiros mineiros levam também na bagagem qualificações e conhecimentos adquiridos pela especialização ofertada pela corporação, que é referência em capacitação para outros estados. Além disso, contam também com a experiência de atuação em várias catástrofes semelhantes como Mariana, Brumadinho, a ajuda humanitária oferecida a Moçambique e Haiti e, por último, no trabalho integrado nas chuvas que atingiram a Bahia.
A equipe contará ainda com dois cães especializados em busca em estruturas colapsadas e quatro viaturas.
Os bombeiros também levarão equipamentos próprios como: 1 detector de vida, 1 detector de vida sísmico, 1 bote, 1 barco, 2 geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros.
Os militares irão atuar de forma integrada ao CBMERJ em ações de busca, salvamento, prevenção e gestão do Sistema de Comando de Operações.