O setor farmacêutico está crescendo no Brasil. O país contém uma média de 124 mil farmácias em funcionamento. Só neste ano, foram registrados a abertura de 5.800 novos pequenos empreendimentos, ocupando 83,7% do número total, de acordo com dados do Sebrae Nacional.
Os resultados mostram que o faturamento médio de 2024 foi de R$220,9 bilhões. As informações são da Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias ( Abrafarma ) que representa 29 grandes redes de drogarias, ou seja, cerca de 1.700 lojas e 11 redes associadas -, cerca de 47% da arrecadação surgiu das grandes empresas ( faturamento de R$103,14 bilhões), 25% das associativas e redes de franquia, 17% das farmácias independentes e 11% das pequenas e médias redes.
“Em sua maioria, as farmácias não são pequenas. Muito pelo contrário, graças à estrutura disponibilizada, a média de faturamento de nossas farmácias está muito acima da média do mercado e competindo com as grandes redes”, relata Edison Tamascia, presidente da Farmarcas, ao portal Uol.
“Dessa forma, empreendedores conseguem acesso a recursos e estratégias que dificilmente seriam possíveis de forma isolada. Esse suporte considera as particularidades de cada mercado e ajuda o associado a se tornar competitivo por meio de políticas de preços atrativas, mix de produtos adequados, capacitação de equipes, estratégias de marketing e incentivo à digitalização”, afirmou.