O Montes Claros Vôlei lançou, oficialmente, a temporada 2025 em um evento especial realizado no espaço da Vision, nessa quarta-feira (3). A cerimônia reuniu atletas, comissão técnica, diretoria, colaboradores, representantes de patrocinadores e a imprensa, ratificando o início de mais um ciclo para o Clube que representa o Norte de Minas no cenário nacional.
Durante o evento, o gestor do MOC Vôlei, Andrey Souza, destacou a longevidade e a força do projeto. “É motivo de orgulho ficar 12 temporadas consecutivas disputando a competição nacional. Isso mostra que nosso trabalho tem estrutura, longevidade e um foco. Montes Claros Vôlei é muito mais que uma equipe que representa o Norte de Minas, e sim um projeto social muito forte. Hoje, atende milhares de crianças, adolescentes, adultos e idosos”, disse.
Na sequência, ele reforçou a expansão e as expectativas para o novo ano. “A vertente nossa expandiu e estamos em nove estados do Brasil. Agora, é ver em quadra tudo aquilo que a gente planejou. Faltam dois atletas importantes para nós, o Juan que está com a seleção colombiana e o ponteiro africano Amadou, que chega agora dia 11. Temos uma equipe forte e que vai nos representar da melhor maneira possível”, finalizou.
Estreia no Campeonato Mineiro
O levantador Juninho, único remanescente da temporada passada, ressaltou o desafio do início de caminhada no Estadual, que começa nesta sexta-feira (5), contra o Itambé Minas, em Belo Horizonte.
“Campeonato Mineiro muito difícil, uma mini Superliga, que a gente brinca. O desafio continua o mesmo. O Mineiro ainda não é o foco total, mas queremos fazer um bom campeonato, uma boa estreia, que será um bom presságio na Superliga. A gente quer fazer história e subir esse time merecedor de jogar uma Superliga A”.
O técnico Walner Santos também falou sobre a preparação. “Uma festa muito legal, interessante e de altíssimo nível. Aproveito para agradecer a todos os patrocinadores pelo apoio, parabenizo o Andrey pelo evento. A gente está trabalhando há quase cinco semanas e o grupo apresentou um volume de trabalho muito bom, muito equilibrada e a expectativa é que façamos bons jogos”.
Elenco 2025/2026
Opostos: Jonadabe e Paulo Victor
Ponteiros: Amadou, André Ludegards, Hiago Bueno e Nathan Krupp
Líbero: Lukinhas
Centrais: Flávio Neves, Frank Bastos, Guilherme Alves e João Victor Cornelsen
Levantadores: Júnior Krugger, Juan Ambuila e Tiago Windmoller
Atletas da base integrados ao adulto:
Arthur Ribeiro (ponteiro/líbero), Caio Librelon (líbero), Carioca (oposto), João Miguel (central) e William Leite (ponteiro).
Parcerias que fortalecem o projeto
O lançamento também contou com a presença de representantes de patrocinadores, que reforçaram a confiança no projeto.
A reitora da Afya Centro Universitário, Dra. Renata Nobre, destacou o vínculo entre esporte e educação. “Nossa parceria está sendo renovada, exatamente pela instituição entender a importância do esporte. Conseguimos fazer essa relação da educação com o esporte. Vamos abrir espaços de estágios extracurriculares, inclusive, fortalecer nossas atividades extensionistas. Estamos renovando por confiar nessa parceria de sucesso”, conta.
O gerente comercial da Somai Alimentos, Cristiano Monsores, frisou o investimento social. “É um privilégio estarmos aqui com vocês. Já estávamos patrocinando, renovamos para a nova temporada. A Somai acredita que o esporte pode trazer benefícios não só para a saúde das crianças e jovens, mas para todos nós. A Somai acredita e investe nisso”, enfatizou.
O sócio-proprietário do Empório Norte de Minas, Ricardo Nunes, falou sobre orgulho e pertencimento. “É uma satisfação muito grande renovar essa parceria com a Montes Claros Vôlei, equipe aqui da nossa terra que leva e eleva o nome da cidade. Para nós, é um orgulho. Esperamos que a nova temporada seja de muito sucesso”, disse.
Novo manto! Tradição, identidade e pertencimento
Um dos pontos altos da noite foi a apresentação do novo uniforme oficial para a temporada 2025/26. Mais do que um material esportivo, a camisa foi apresentada como um símbolo de identidade, cultura e paixão regional.
O design traz linhas modernas e imponentes, garantindo leveza, conforto e alta performance, sem abrir mão de elementos culturais de Montes Claros. Inspirado nos Catopês, o uniforme valoriza a maior expressão cultural e religiosa da cidade, celebrando fé e tradição.
Os outros elementos presentes são o Ginásio Tancredo Neves (Caldeirão), com referência à força da torcida e a Igreja dos Morrinhos, ícone histórico e religioso que simboliza fé e esperança.
Homenagens culturais
O evento também valorizou a cultura regional com o espaço imersivo do fotoativista Lucas Viggi, autor da exposição Ventos Ancestrais, que retrata Catopês, Marujos e Caboclinhos, protagonistas das Festas de Agosto.
Em gesto de reconhecimento, os mestres de grupos tradicionais receberam camisas personalizadas. Mestre Guga e Mestre Nenzinho, da Primeira Marujada, Mestre Hermínio, da Segunda Marujada de Montes Claros, Mestre Maria do Socorro Cacicona, do Caboclinho do Divino Espírito Santo, Mestre Wanderley, do, Primeiro Terno de São Benedito, Mestre Yuri Faria, do qSegundo Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário e Mestre Zanza Junio, do Primeiro Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário.
O designer Vitor Brant, responsável pelo layout das novas peças, também foi homenageado.
O Mestre Zanza resumiu o sentimento. “É gratificante uma instituição como Montes Claros Vôlei reconhecer a cultura local, a camisa está linda, perfeita e com o símbolo da cidade. Quero dizer que a gente também está no time, no time do bem”, agradeceu.
Patrocinadores 2025/26
O MOC Vôlei apresentou ainda o time de patrocinadores que apoiarão o projeto na temporada 2025/26. No rol estão, Agility, Allgo, Água Pura da Serra, Afya Centro Universitário Montes Claros, Colégio Batista, Dilêto, Drogaria Minas-Brasil, Empório, Garra, Gelo, Grafcenter, Hospital Aroldo Tourinho, JR Net, Lifescan, Mateus Turismo, Moca Alimentos, North, OK Geradores, Prefeitura, Sada, Sicredi, Soberano, Somai, Supermercados BH, Transnorte, TV Point, Unimed, Vision, Watt, Webterra.
—
Sobre a AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. A entidade gere o Montes Claros Vôlei, equipe que está há 12 anos consecutivos participando de competições nacionais de voleibol.
São mais de 220 toneladas de alimentos já arrecadadas e distribuídas, mais de 60 entidades beneficiadas com as ações socias da equipe, quase 100 mil estudantes beneficiados com acesso aos jogos, mais de 500 mil estudantes da rede pública assistidos nas clínicas e visitas às escolas e 1.2 bilhões em mídia nas transmissões das partidas e divulgações do time.
Ainda como feito histórico, está a realização dos campeonatos Sul-americanos de clubes de volei em 2017 e 2018. Recém-formada, a categoria de base já mostra a sua força no estado. Em 2024, disputando campeonatos federados pela primeira vez, os garotos ficaram entre as melhores equipes do estado e do país, jogando no mesmo nível de times tradicionais.
Na estreia pelo Campeonato Brasileiro interclubes – CBI Sub-16, conquistou o quinto lugar. Participando de forma inédita no Campeonato Mineiro, terminou em sexto com as equipes do sub-17 e 19, sendo uma das principais equipes do voleibol nacional. O sub-19, no fim de agosto, conquistou o bronze na primeira participação do Campeonato Brasileiro.
Com foco em outras modalidades, o Montes Claros Handebol é mais uma ação que representa a cidade no Campeonato Mineiro em todas as categorias. Além disso, a AEESB oferece núcleos de escolinhas de handebol, com atendimento em torno de 350 atletas e assistidos pelo projeto social.
Com atuação nacional em megaeventos, dentre os mesmos, está a realização pelo terceiro ano consecutivo das finais do SLS, o Mundial de Skate, disputado no parque Olímpico do Rio de Janeiro, em 2022. Já em 2023, a decisão aconteceu no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, que será palco da edição de 2024. Nomes como da medalhista olímpica e skatista brasileira Rayssa Leal, a “fadinha”, fazem parte do SLS.
A maior experiência de conexão com a natureza do Brasil, a World Trail Races (WTR), também é realizada pela AEESB, chegando aos estados de MG, SP e RJ. O MEG a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina, é promovida pela AEEB na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com atletas e gamers de todo o continente na disputa.
Realizou o Rema, maior festival de cultura do surfe à beira-mar da América do Sul e, mais recentemente, a Copa América de Vôlei, em parceria com a CSV, reunindo seleções masculinas e femininas do continente em Betim.
A essência da associação está no desenvolvimento dos projetos sociais. Atualmente, são atendidas mais de 2 mil pessoas no Norte de minas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas modalidades de futebol, futsal, voleibol, handebol e ginástica. Em 2025, a expectativa é atender 5 mil beneficiados, em 25 cidades do Norte de Minas.