A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quarta-feira (3), a operação Porteira Aberta, que investiga furtos de tratores em municípios do Centro-Oeste mineiro e conta com desdobramentos em outras regiões do estado. A ação resultou na recuperação de tratores e na prisão de três suspeitos em cidades diferentes.
Coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais de Campo Belo, a operação apura a atuação de uma possível organização criminosa voltada para furtos de máquinas agrícolas. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Montes Claros, Januária, Formiga e Candeias. Três homens foram presos, sendo um em cada uma das cidades de Montes Claros, Januária e Formiga.
Em Januária, a operação ganhou destaque. Um trator subtraído foi localizado nas proximidades do município e, durante diligências, outros dois veículos também foram recuperados.

O delegado regional de Januária, Luiz Bernardo, ressaltou a importância da ação conjunta. “A participação de Januária na operação coordenada por Campo Belo foi essencial. Recuperamos um trator nas proximidades do município e efetuamos prisões em diferentes cidades. Seguimos em campo para localizar as demais máquinas e avançar na responsabilização dos autores.”
Segundo o delegado, as distâncias entre os locais investigados evidenciam a complexidade da investigação. Enquanto Campo Belo e Candeias estão separados por cerca de 40 km, e Campo Belo e Formiga por aproximadamente 70 km, a distância entre Campo Belo e Januária ultrapassa 600 km, o que reforça o caráter estadual da operação.
Os suspeitos presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.