Montes Claros inicia campanha de coleta de DNA para auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas

A iniciativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) segue até o dia 15 de agosto e tem como objetivo coletar amostras biológicas de familiares para inclusão nos bancos de perfis genéticos estadual e nacional
Imagem Ilustrativa

Teve início nesta segunda-feira (5), no Posto Médico Legal (PML) de Montes Claros, a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) segue até o dia 15 de agosto e tem como objetivo coletar amostras biológicas de familiares para inclusão nos bancos de perfis genéticos estadual e nacional.

A ação integra a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e visa ampliar as possibilidades de identificação de pessoas com identidade desconhecida, vivas ou falecidas.

Além do atendimento regular no PML, localizado na Rua Dr. Felipe Eugênio Prado e Silva, nº 300, bairro Ibituruna, será realizado no dia 13 de agosto um mutirão especial na sede da Delegacia Regional, na Rua Enor de Brito, 222, bairro Morada do Sol. O atendimento ocorrerá das 14h às 18h, com coleta de DNA, orientações e possibilidade de registro de boletim de ocorrência.


A chefe do Posto Médico Legal, Dra. Aline Brito de Oliveira, destaca o impacto social da campanha. “Cada amostra coletada representa uma nova chance de localizar alguém e aliviar a dor das famílias que vivem sem respostas”, afirma.

Para participar, os familiares devem apresentar documento de identidade e, se possível, levar informações sobre o desaparecimento do ente querido.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.