PMMG lança aplicativo que monitora em tempo real ocorrências de violência contra a mulher

A novidade é um aplicativo que permite à corporação acompanhar em tempo real todas as ocorrências relacionadas a crimes contra mulheres. Com isso, os atendimentos se tornam mais rápidos, eficazes e estratégicos.
Imagem ilustrativa

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou uma nova ferramenta tecnológica para reforçar o combate à violência contra a mulher no estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º/8), durante o início da Operação Agosto Lilás, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A novidade é um aplicativo que permite à corporação acompanhar em tempo real todas as ocorrências relacionadas a crimes contra mulheres. Com isso, os atendimentos se tornam mais rápidos, eficazes e estratégicos.

Segundo a major Layla Brunnela, chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, o sistema também classifica o grau de risco das vítimas com base em informações como o tipo de violência sofrida, frequência das denúncias e a existência de medidas protetivas. A tecnologia garante que os comandos operacionais e policiais responsáveis recebam atualizações imediatas, otimizando a resposta da corporação.


“A classificação vai orientar a PM a um atendimento prioritário e agilizar o pós-atendimento mais aproximado”, explicou a major.

A ferramenta digital integra um conjunto de ações que serão intensificadas durante o mês de agosto, com foco na prevenção, repressão e conscientização sobre a violência doméstica. A campanha de comunicação institucional da PMMG, aliada à informatização e ao reforço das palestras e operações, pretende ampliar o alcance e a efetividade do enfrentamento à violência de gênero em Minas Gerais.

Ações do Agosto Lilás

Durante todo o mês, a PM irá realizar visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, ações educativas, reuniões com representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, palestras e operações com foco no cumprimento de mandados de prisão.

O objetivo é fortalecer a proteção das mulheres e reafirmar o compromisso da Polícia Militar com os direitos humanos e a segurança da população mineira.

Prevenção à Violência Doméstica

Desde 2010, a PMMG mantém o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD) por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM). Atualmente, esse atendimento especializado está presente de forma fixa em 172 municípios, sendo expandido a outras cidades com equipes treinadas.

Como denunciar

Casos de violência podem ser denunciados pelo telefone 190 (emergência), 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.