A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta terça-feira (29), mais uma fase da operação que investiga um esquema de estelionato contra produtores rurais no Norte de Minas. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Vila Brasília, em Montes Claros, uma caminhonete de luxo foi apreendida.
De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Thelles Burtorff, o veículo pertence a um dos suspeitos envolvidos no esquema. A apreensão foi determinada judicialmente como parte do esforço para bloquear bens adquiridos por meio de atividades ilícitas.
Outros itens já haviam sido confiscados ao longo da investigação, incluindo 57 cabeças de gado, maquinário agrícola, documentos contábeis e dois veículos de alto valor. “O grupo atuava em municípios como Bocaiúva, Buritizeiro e Diamantina, causando prejuízos que ultrapassam R$ 3 milhões”, destacou o delegado.

Esquema criminoso
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos usavam cheques sem fundos para adquirir bens de produtores rurais, como gado, veículos e máquinas agrícolas. A investigação também aponta o envolvimento de uma empresa de autopeças sediada em Brasília de Minas, que estaria sendo usada para ocultar a origem dos valores obtidos com os golpes, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.
A PCMG segue com a análise dos documentos apreendidos para identificar novos envolvidos e possíveis vítimas do esquema.